Onde e por qual enzima o piruvato é convertido em acetil CoA?
Índice
- Onde e por qual enzima o piruvato é convertido em acetil CoA?
- Quantas enzimas atuam na conversão de piruvato em acetil CoA?
- Qual o papel da CoA?
- Qual das vitaminas estão envolvidas na formação do acetil CoA?
- Qual é o destino do acetil CoA?
- O que é NAD+ e FAD?
- Em que momento ocorre a maior produção de ATP pelas mitocôndrias?
- Quais são as cinco coenzimas que atuam no CPD?

Onde e por qual enzima o piruvato é convertido em acetil CoA?
A conversão do piruvato produzido no citosol a Acetil-CoA se dá na mitocôndria, onde também ocorre o Ciclo de Krebs. O responsável é um complexo dito piruvato descarboxilase.
Quantas enzimas atuam na conversão de piruvato em acetil CoA?
A enzima piruvato desidrogenase catalisa a conversão do piruvato em acetil-CoA. O ATP, acetil-CoA e NADH regulam negativamente (inibem) a piruvato desidrogenase, enquanto o ADP e piruvato a ativam.
Qual o papel da CoA?
A coenzima A (CoA, CoASH ou HSCoA) é uma coenzima, notável pelo seu papel na síntese e na oxidação de ácidos gordos, assim como na descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico antes do ciclo de Krebs.
Qual das vitaminas estão envolvidas na formação do acetil CoA?
Tiamina (Vitamina B1) A TTP funciona como coenzima na descarboxilação-oxidação do piruvato, com sua conversão em acetil-CoA, e do α-cetoglutarato no ciclo de Krebs, formando succinil-CoA; e nas reações das transcetolases, na via das pentoses-fosfato.
Qual é o destino do acetil CoA?
destinos metabólicos: a) Síntese de ácidos graxos (ácido palmítico); b) Síntese de colesterol; c) Precursor do ácido cítrico (no ciclo de Krebs).
O que é NAD+ e FAD?
NAD+ e FAD+ são agentes oxidantes que participam da respiração celular,recebendo hidrogênios, se tornando NADH e FADH2. NAD, ou Nicotinamida Adenosina Dinucleotídeo é composto de uma adenosina ligada por dois fosfatos a uma outra ribose, ligada a uma Nicotinamida (vitamina B3):
Em que momento ocorre a maior produção de ATP pelas mitocôndrias?
A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP. Essa etapa utiliza a energia que é liberada pela cadeia de transportes de elétrons para impulsionar a produção de ATP e consiste em 2 processos: o transporte de elétrons e a quimiosmose.
Quais são as cinco coenzimas que atuam no CPD?
Para a atividade do CPD são necessárias cinco coenzimas: A E1 requer tiamina pirofosfato (TPP), a E2 requer lipoamida (ácido lipoico ligado por uma ligação amida à proteína) e coenzima A (CoA), e a E3 requer dinucleotídeo de flavina e adenina (FAD) e dinucleotídeo de nicotinamida e adenina (NAD+) (Harvey, Ferrier, ...