Como o plano inclinado pode ser utilizado no nosso Dia-a-dia?
Como o plano inclinado pode ser utilizado no nosso Dia-a-dia?
Plano inclinado pode ser entendido como um tipo de máquina simples. Ele está muito presente em nosso cotidiano. Por exemplo: é mais difícil subir um lance de escadas do que fazer o mesmo trajeto por meio de uma rampa. Para vencer cada degrau, precisamos realizar uma força maior que o peso do nosso corpo.
Em que é usado o plano inclinado?
O plano inclinado é, basicamente, uma superfície plana que tem um de seus lados elevados, formando um ângulo com o chão. Uma rampa ou uma esteira rolante de um prédio, que vai de um andar ao outro, são exemplos de planos inclinados.
Como são feitos os cálculos do dia a dia de plano inclinado?
Pois saiba que esses são exemplos do dia a dia de plano inclinado. Mas como são feitos os cálculos para manter um objeto sobre o plano sem escorregar ou como saber a força que o motor precisa realizar para fazer uma esteira se mover com pessoas em cima?
Como funciona o plano inclinado?
No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior. Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Qual a superfície do Plano Inclinado?
Consideramos como componente horizontal a superfície do plano inclinado e componente vertical é perpendicular a ela. Dessa forma, as forças que estão sobre a superfície do plano estão na horizontal. Seguindo este raciocínio, podemos realizar o cálculo para diferentes tipos de plano inclinado:
Como calcular a força do Plano Inclinado?
Caso haja atrito entre o corpo e a superfície do plano inclinado, a força de atrito estará no sentido oposto da componente horizontal da força peso. Além disso, no componente vertical, o cálculo da força continua igual ao cálculo do plano inclinado sem atrito. Desta forma, para o componente vertical, temos: