O que é o processo alveolar?
Índice
- O que é o processo alveolar?
- O que são deiscências e Fenestrações?
- Quais são os constituintes do processo alveolar?
- Como o periodonto é dividido e quais estruturas cada um deles compreende?
- Quais as características do osso alveolar?
- O que é o cemento?
- O que são Deiscências?
- Qual a diferença entre deiscência e Fenestração óssea?
- Que tipo de tecido forma o osso alveolar?
- Quais os ossos que se articulam com a maxila?
- Qual a função do processo alveolar?
- Como ocorre o processo alveolar na boca?
- Quais são as células alveolares tipo I e tipo II?
- Como ocorre a maturação dos alvéolos?
O que é o processo alveolar?
Processo alveolar é o termo em odontologia que designa o osso que circunda os dentes. ... Está relacionado a outras estruturas, e o osso e os dentes (naturais ou implantados) trabalham juntos para manterem-se saudáveis.
O que são deiscências e Fenestrações?
As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...
Quais são os constituintes do processo alveolar?
Ele é composto de uma fina lâmina de osso cortical, com numerosas perfurações, que permitem a passagem de vasos sanguíneos entre os espaços medulares do osso e ligamento periodontal. ... O processo alveolar é o maior responsável pelo crescimento vertical da maxila, onde a maior deposição óssea ocorre no seu bordo inferior.
Como o periodonto é dividido e quais estruturas cada um deles compreende?
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
Quais as características do osso alveolar?
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.
O que é o cemento?
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. ... Porém, contrariando ao tecido ósseo, o cemento é avascular e depende do ligamento periodontal para se nutrir.
O que são Deiscências?
A deiscência da sutura cirúrgica, é uma complicação grave na qual os bordos da ferida, que estão unidos por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, aumentando o risco de infecção e dificultando a cicatrização.
Qual a diferença entre deiscência e Fenestração óssea?
As deiscências ósseas podem ser conceituadas pelo aumento da distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea alveolar vestibular ou lingual (Fig. 1). As fenestrações ósseas equivalem a uma interrupção na continuidade do osso alveolar vestibular e lingual, que expõe uma pequena região radicular (Fig. 2).
Que tipo de tecido forma o osso alveolar?
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.
Quais os ossos que se articulam com a maxila?
A maxila se articula com numerosos ossos: superiormente com o osso frontal, posteriormente com os ossos esfenoide, palatino e lacrimal, medialmente com o osso nasal, o vômer (vómer) e a concha (corneto) nasal inferior, e lateralmente com o osso zigomático.
Qual a função do processo alveolar?
O processo alveolar é o maior responsável pelo crescimento vertical da maxila, onde a maior deposição óssea ocorre no seu bordo inferior. Alojar as raízes dos dentes e mantê-los no arco.
Como ocorre o processo alveolar na boca?
Quando os nossos dentes erupcionam, outros processos na nossa boca também estão acontecendo e outros elementos estão se desenvolvendo. Um deles é o processo alveolar. Nesse artigo iremos entender mais sobre o processo alveolar e a sua importância para a cavidade bucal. Mas, primeiro, vamos entender o que ele é.
Quais são as células alveolares tipo I e tipo II?
As células alveolares tipo I (pneumócitos tipo I) são as células que formam a superfície de troca gasosa no alvéolo. Já as células alveolares do tipo II (pneumócitos tipo II) agem como o "cuidadoras", reagindo a danos nas células do tipo I, e fazem isso se dividindo e agindo como células progenitoras para ambas as células tipo I e tipo II.
Como ocorre a maturação dos alvéolos?
A fase alveolar é caracterizada pela maturação dos alvéolos, um processo que ocorre desde o final da vida fetal até muitos anos após o nascimento. Durante o desenvolvimento da árvore respiratória, os pulmões primordiais se expandem para dentro dos canais pericárdio-peritoneais da cavidade do corpo.