Qual é o nome do processo de separação do petróleo?

Índice

Qual é o nome do processo de separação do petróleo?

Qual é o nome do processo de separação do petróleo?

Destilação Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.

Quais são os principais componentes obtidos a partir do petróleo?

Principais produtos derivados do petróleo

  • Gasolina automotiva;
  • Combustível de aviação;
  • Óleo diesel;
  • Óleos lubrificantes;
  • Óleos combustíveis;
  • GLP;
  • Produtos asfálticos;
  • Querosene de iluminação;

Qual a fração mais conhecida do petróleo?

As frações mais conhecidas do petróleo são: Gasolina (combustível para carros e motos, por exemplo); Querosene (combustível para aviões, por exemplo); Nafta (utilizado como matéria-prima para a produção de plástico); Óleo diesel (combustível para caminhões, por exemplo);

Como ocorre a separação dos componentes do petróleo?

Além de serem separados, os componentes do petróleo ainda podem passar por outros processos químicos (transformações de um material em outro) para aumentar ainda mais o número de substâncias que podem ser obtidas. A separação dos componentes do petróleo envolvem diversos processos.

Como fazer a destilação fracionada em refinaria de petróleo?

Torres de destilação fracionada em uma refinaria de petróleo. O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

Qual a diferença entre refinamento do petróleo e petróleo?

Por isso, o refinamento do petróleo isola frações, ou seja, grupos com um número menor de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos que possuem massas molares próximas. Portanto, a diferença básica entre essas frações do petróleo é a quantidade de átomos de carbono presentes em suas moléculas.

Postagens relacionadas: