Como lidar com a variação linguística em sala de aula?
Índice
- Como lidar com a variação linguística em sala de aula?
- O que é variações linguísticas dê exemplos?
- Quais os tipos de variações linguísticas existentes?
- Qual o objetivo da variação linguística?
- Qual o escopo do professor para trabalhar a variação linguística na sala de aula?
- Como trabalhar com a variação linguística?
- Qual a dificuldade que os alunos têm em escrever na norma?
- Quem são os professores desta instituição de ensino?
Como lidar com a variação linguística em sala de aula?
Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.
O que é variações linguísticas dê exemplos?
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.
Quais os tipos de variações linguísticas existentes?
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Qual o objetivo da variação linguística?
É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
Qual o escopo do professor para trabalhar a variação linguística na sala de aula?
O estudo tem por escopo oferecer subsídios para o professor trabalhar a variação linguística na sala de aula, mediante o contato dos alunos com diversos gêneros textuais, desenvolvendo os recursos comunicativos apreendidos na escola.
Como trabalhar com a variação linguística?
Em seguida, comente com os alunos que iremos trabalhar com três tipos de variação linguística: geográfica, histórica e social. Explique aos alunos que a variação geográfica é a mais conhecida e fácil de identificar, é a variante de cada região, chamada também de variação diatópica.
Qual a dificuldade que os alunos têm em escrever na norma?
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 1A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA *Josela Veber Ribeiro **Orientador Professor Doutor Gabriel De Ávila Othero Resumo: Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão
Quem são os professores desta instituição de ensino?
Aos professores desta Instituição de Ensino e aos colegas de classe, com os quais tive a oportunidade de trocar ideias, experiências, enfim, tive a oportunidade de conviver e lidar com as adversidades encontradas no caminho.