Como o pluviômetro pode ser medido?
Índice
- Como o pluviômetro pode ser medido?
- O que é total pluviométrico e como ele pode ser medido?
- Como usar o pluviômetro?
- Como são medidas as precipitações?
- Como se mede a precipitação pluviométrica?
- Como funciona o pluviométrico?
- Como interpretar a leitura do pluviômetro?
- Quais são os índices pluviométricos do Brasil?
- Qual a importância dos dados de pluviosidade?
- Como calcular a média de precipitação?
Como o pluviômetro pode ser medido?
Esse índice é obtido através de estações meteorológicas espalhadas em diferentes pontos munidas de um aparelho chamado pluviômetro. O pluviômetro significa (pluvio = nuvem carregada de chuva + metro = medida). É um instrumento que recolhe a água da chuva e determina o valor da precipitação, medida em milímetros.
O que é total pluviométrico e como ele pode ser medido?
O total pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água, neve ou granizo num determinado local durante um dado período de tempo. Para se medir, utiliza-se um instrumento chamado pluviômetro.
Como usar o pluviômetro?
O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. ... Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição. A cada milímetro captado aqui significa jogar um litro de água em um metro de superfície.
Como são medidas as precipitações?
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.
Como se mede a precipitação pluviométrica?
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
Como funciona o pluviométrico?
O índice pluviométrico em milímetros indica o volume em litros de água que caíram em um metro quadrado de área, assim uma chuva de 20 mm corresponderá à precipitação de 20 litros de água por metro quadrado, logicamente sempre na horizontal.
Como interpretar a leitura do pluviômetro?
. Se não houver água no pluviô- metro, a anotação no boletim será 0,0. Quando NÃO for possível fazer a leitura, a água ficará acumula- da no pluviômetro até que a lei- tura seguinte seja realizada. Neste caso, deverá ser anotado o sinal (+) nos dias que não houve leitura.
Quais são os índices pluviométricos do Brasil?
Quais os índices pluviométricos do Brasil? O Brasil é um país de dimensões continentais em que o clima e, consequentemente, a pluviosidade variam muito de uma região para outra. Confira abaixo a pluviosidade média anual das cinco regiões do Brasil:
Qual a importância dos dados de pluviosidade?
Os dados de pluviosidade são de grande importância para pessoas que vivem em áreas de risco, áreas rurais e para agricultores. Porém nem sempre é possível ter fácil acesso a esses dados, e muitas vezes é vital que os moradores saibam identificar situações de potencial risco. Felizmente, é fácil produzir um pluviômetro caseiro.
Como calcular a média de precipitação?
Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada. Abaixo mostramos um mapa com as estações de todo o Brasil do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.