Como o rato adquire a bactéria da leptospirose?

Índice

Como o rato adquire a bactéria da leptospirose?

Como o rato adquire a bactéria da leptospirose?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Como o ser humano pode ser infectado pela leptospirose?

As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose.

O que acontece se uma pessoa ingerir fezes de rato?

"As fezes de rato transmitem a leptospirose e os sintomas não aparecem assim de imediato. Podem levar até doze dias para aparecerem e são um pouco diferentes do quadro apresentado. Além da dor abdominal e do vômito, que foi o caso do paciente, surge um quadro febril muito forte também.

Qual parte do corpo a leptospirose atinge?

A Leptospira penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada.

Quais são as bactérias do gênero Leptospira?

No rebanho bovino, assume grande importância devido à marcada perda de produtividade e prejuízos causados pela presença da doença na propriedade. As bactérias do gênero Leptospira apresentam morfologia espiralada e por este motivo são denominadas espiroquetas.

Quais são as leptospiras?

As leptospiras são micróbios que evoluíram na Terra como todas as outras formas de vida e são livres vivendo na Terra, no sentido, em seus hospedeiros. Eles são colhidos e transportados por todos os tipos de hospedeiros, como a maioria dos animais com sangue quente e alguns de sangue frio. Esses animais, por sua vez, ajudam a cadeia a crescer.

Quando surgem os sintomas de leptospirose?

Os sintomas de leptospirose normalmente surgem entre 7 e 14 dias após o contato com a bactéria, porém em alguns casos podem não ser identificados os sintomas iniciais da doença, apenas sintomas mais graves que são indicativos de que a doença já está em uma fase mais avançada.

Postagens relacionadas: