Qual a relação entre preconceito e violência?
Índice
- Qual a relação entre preconceito e violência?
- Por que o preconceito é ruim?
- Porque ocorre preconceito e discriminação entre as pessoas?
- O que a psicologia diz sobre o preconceito?
- Qual a concepção de violência?
- Qual a violência contra esses indivíduos?
- Por que as manifestações de violência também se fazem presentes?
- Quem é responsabilizado pelas consequências da violência?
Qual a relação entre preconceito e violência?
A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Sob o preconceito, os indivíduos tornam-se cúmplices do processo social que os engana e violenta.
Por que o preconceito é ruim?
A discriminação que faz adoecer Em situações de hostilidade, nosso cérebro ordena a liberação de cortisol — um dos hormônios do estresse. Além de elevar a pressão arterial, ele é capaz de interferir na ação da insulina.
Porque ocorre preconceito e discriminação entre as pessoas?
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.
O que a psicologia diz sobre o preconceito?
Na Psicologia Social, a definição mais utilizada para o preconceito é a explicitada por Allport (1954), como sento uma atitude negativa em relação a uma pessoa baseada na crença de que ela tem as características negativas atribuídas a um grupo.
Qual a concepção de violência?
Adotou-se uma concepção de violência que incorpora as ideias de brutalidade, de utilização da força ou intimidação e também noções mais relacionadas com as dimensões socioculturais, a “microviolência” ou aquela violência que acontece no dia a dia das escolas.
Qual a violência contra esses indivíduos?
A violência promovida contra esses indivíduos é a fome, a miséria e a falta de acesso a recursos. Ela é estática e constante, muito mais sutil e enraizada na sociedade. Isso faz com que, muitas vezes, ela seja vista com normalidade ou como parte natural do sistema.
Por que as manifestações de violência também se fazem presentes?
Certamente, no universo escolar, as várias manifestações de violência igualmente se fazem presentes, cada vez de forma mais acentuada.
Quem é responsabilizado pelas consequências da violência?
Não há um único responsável concreto que possa ser responsabilizado pelas consequências, mesmo que o resultado final gere mortes ou sofrimento físico e psicológico. O que acontece é que, nesse caso, a violência se apresenta por meio da constituição e da estrutura do sistema socioeconômico.