O que falar sobre racismo e discriminação social no Brasil?

Índice

O que falar sobre racismo e discriminação social no Brasil?

O que falar sobre racismo e discriminação social no Brasil?

O racismo é crime inafiançável e imprescritível segundo o art. 5º inciso XLII da Constituição Federal, o qual ganhou efetividade através das leis nºs. 7.716/89 e 9.459/97 e do livre acesso à justiça assegurado constitucionalmente, bem como da assistência judiciária gratuita.

O que é a discriminação social no Brasil?

Já a discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregação ou tratamento diferenciado, inferiorizando um indivíduo ou grupo de indivíduos. Assim, toda discriminação surge a partir de um preconceito e algumas são consideradas crimes, podendo ser punidas judicialmente.

Qual a origem do racismo no Brasil?

O racismo no Brasil é conformado por mais de três séculos de escravidão e por teorias racialistas que fizeram parte da construção da identidade nacional. Após a a bolição, a ausência do Estado na integração da população negra por meio do fornecimento de condições materiais e políticas para sua participação em uma sociedade livre garantiu ...

Como comprovar a existência do racismo?

Uma piada, uma agressão física, uma proibição para frequentar determinado local, um xingamento, um impedimento de contato físico, tudo isso prova que o racismo ainda é presente no dia-a-dia e muito ainda precisa ser feito. Situações que comprovam a existência do racismo

Como ocorre o racismo na Escola?

Racismo na escola. Infelizmente, o racismo ainda ocorre dentro da escola, podendo manifestar-se de maneira nítida e explícita ou de maneira disfarçada. Encontramos casos de discriminação racial cometidos por estudantes, por e servidores das instituições e por pais e mães de alunos contra os servidores escolares.

Por que o racismo é crime?

O racismo refere-se a pensamentos e atitudes que separam as pessoas, quando elas se consideram superiores umas às outras e apesar da escravidão ter sido abolida em 1888 e atualmente o racismo ser um crime inafiançável com pena de até 3 anos de prisão, a população caminha a passos lentos para a extinção deste ato tão repugnante.

Postagens relacionadas: