O que pode ser representado em um retrato?

Índice

O que pode ser representado em um retrato?

O que pode ser representado em um retrato?

A pintura do retrato pode representar o tema “comprimento total”, “meio comprimento”, “cabeça e ombros” (também chamado de “busto”), ou “cabeça”, bem como no perfil, “exibição de três quartos” ou ” rosto cheio “, com diferentes direções de luz e sombra. ... Há até alguns retratos onde a frente do assunto não é visível.

Como um autorretrato pode ser representado?

Podemos entender o autorretrato como um espelho do artista. Nele se espelha e se reflete sua imagem e a imagem de seu mundo, de sua época, de seus valores. ... Entende-se por autorretrato, um retrato do sujeito feito por ele mesmo: o objeto é o próprio fotógrafo, e o fotógrafo é o próprio objeto.

Quais são as características do gênero retrato?

A pintura do retrato pode ser de "comprimento total", "meio comprimento", "cabeça e ombros" (também chamado de "busto"), ou "cabeça", bem como no perfil, "exibição de três quartos" ou " rosto cheio ", com diferentes direções de luz e sombra.

O que é técnica de retrato?

Retrato é uma técnica de pintura que envolve a representação de um corpo ou um rosto de um ser humano ou um animal com o propósito de mostrar basicamente a aparência da figura representada sem o intuito de aplicar os sentimentos do artista ou a sua personalidade.

Quais são as bases de criação para um retrato?

Óleo sobre tela, c.i.d. Representação de uma figura individual ou de um grupo, elaborada a partir de modelo vivo, documentos, fotografias, ou com o auxílio da memória, o retrato (do latim retrahere, copiar) em seu sentido primeiro ligado à idéia de mimese .

O que significa retrato e autorretrato?

Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. ...

Qual a origem dos autorretratos?

Qual é a origem do Auto-retrato? Atribui-se ao desenvolvimento ao refinamento da técnica de fabricação de espelhos, na industria do vidro em Veneza, fixar a partir do século XV, o gênero autorretrato, o que como assinala Teixeira não escapa da idéia de imagem refletida (espelho) já presente no mito de Narciso.

Quais as características da pintura do gênero autorretrato?

Autorretrato (pré-AO 1990: auto-retrato), muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. ... Para Novaes o auto-retrato é um instantâneo do momento em que o sujeito se encontra, mas não por muito tempo.

O que é retrato e paisagem?

Uma paisagem mostra as figuras em sucessão, uma depois da outra, o que confere certa temporalidade à imagem. ... Um retrato mostra as figuras quase simultaneamente, uma acima da outra, o que enfatiza a espacialidade da imagem – favorecendo a descrição.

Quais são as pinturas de retratos?

Historicamente, as pinturas de retratos representam os ricos e poderosos. Ao longo do tempo, no entanto, tornou-se mais comum para os mecenas de classe média encomendar retratos de suas famílias e colegas. Hoje, as pinturas de retratos ainda são encomendadas por governos, corporações, grupos, clubes e indivíduos.

Por que os retratos são importantes registros?

Os retratos frequentemente constituem importantes registros. Historicamente, as pinturas de retratos representam os ricos e poderosos. Ao longo do tempo, no entanto, tornou-se mais comum para os mecenas de classe média encomendar retratos de suas famílias e colegas.

Quais são as técnicas de criação de retratos?

Retratos podem ser criados por várias técnicas artísticas, incluindo óleos, aquarela, caneta e tinta, lápis, carvão, pastel e meios mistos. O tamanho geral do retrato é uma consideração importante. Chuck Close pintou retratos enormes para exibição em museus.

Qual o objetivo de um retrato bem executado?

Um retrato bem executado deve representar a essência interior do sujeito do ponto de vista do artista e não apenas a aparência externa. Como afirmou Aristóteles, "O objetivo da arte não é apresentar a aparência externa das coisas, senão o seu significado interno; pois isto, e não a aparência e o detalhe externos, constitui a autêntica realidade".

Postagens relacionadas: