Onde surgiu o portfólio?

Índice

Onde surgiu o portfólio?

Onde surgiu o portfólio?

O portfólio surgiu no campo da arte como uma espécie de book ou de dossiê, em que os diversos profissionais apresentam seus melhores trabalhos, documentam sua trajetória profissional.

Qual é a importância do portfólio como recurso avaliativo?

O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E REFLEXÃO Diferentemente de outros métodos, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação do trabalho pedagógico em que o educando participa de forma ativa.

Como fazer um portfólio de um aluno?

Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:

  1. Ficha com nome do aluno, série, ano e instituição de ensino;
  2. Fichamentos orientados pelo professor;
  3. Anotações e registros das aulas;
  4. Trabalhos, provas e pesquisas realizadas;
  5. Produções artísticas e;
  6. O diário reflexivo de que falei.

Qual a inquietação do docente para o portfólio?

Crédito: Shutterstock Tenho uma inquietação muito grande quando escuto que um docente tem dúvidas sobre as atividades que deve selecionar para o portfólio. Durante o bimestre, percebo que os professores anotam algumas observações das crianças ou fazem reflexões sobre a atuação delas, mas não sabem como inserir tudo isso no documento.

Quais são os depoimentos de alunos que construíram o portfólio?

Iniciamos nossa discussão sobre Portfólio apresentando a você, leitor, alguns depoimentos de alunos que já vivenciaram o processo de construí-lo ou, mais que isso, de tecê-lo:

Quais as reflexões sobre o professor e a pesquisa no âmbito escolar?

ISSN:2448-0959 O presente texto aborda reflexões sobre a prática do professor e a pesquisa no âmbito escolar, com o intuito de melhorar a aplicação dos métodos de ensino e com o objetivo de alcançar melhores resultados na aprendizagem.

Qual a relação entre professor e aluno?

Concluiu-se com essa proposta, que a escola pode sim, por meio de intervenções, motivar e sensibilizar tanto alunos, quanto professores a repensarem suas ações no ambiente escolar, otimizando o processo ensino- aprendizagem. Palavras-chave: relação – professor – aluno; interação; ensino – aprendizagem

Postagens relacionadas: