O que pode causar o rotavírus?
Índice
- O que pode causar o rotavírus?
- Qual a vacina contra o rotavírus?
- Qual a reação da vacina rotavírus?
- Como funciona a vacina do rotavírus?
- Qual exame detecta rotavírus?
- Qual o tempo que dura uma virose?
- Quais são os sintomas do rotavírus?
- Como é feito o diagnóstico da rotavírus?
- Como ocorre a transmissão do rotavírus?
- Quais são os tipos de estirpes de rotavírus?
O que pode causar o rotavírus?
O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.
Qual a vacina contra o rotavírus?
A Vacina de Rotavírus Humano Vivo Atenuado, vendida comercialmente com o nome de RRV-TV, Rotarix ou RotaTeq serve para proteger as crianças da gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.
Qual a reação da vacina rotavírus?
Possíveis reações da vacina contra Rotavírus Reações muito comuns: febre, vômito, diarreia, irritabilidade. Reações comuns: otite, faringite. Reações raras: broncoespasmo, invaginação intestinal.
Como funciona a vacina do rotavírus?
Esta é uma vacina constituída por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses. A vacina é indicada para prevenção de gastroenterites graves por esse tipo de vírus, mas não protege contra diarreia causada por outros agentes.
Qual exame detecta rotavírus?
O método de maior disponibilidade é a detecção de antígenos, por ELISA, nas fezes. Outras técnicas, incluindo microscopia eletrônica, PCR e cultura, são usadas principalmente em pesquisas.
Qual o tempo que dura uma virose?
Em média de 3 a 5 dias. Se passar disso, pode ser alguma contaminação ou complicação com bactéria, que prolonga o quadro por mais ou menos cinco dias. Se passar disso, o quadro merece avaliação clínica.
Quais são os sintomas do rotavírus?
Sintomas. O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.
Como é feito o diagnóstico da rotavírus?
O diagnóstico da infecção por rotavírus geralmente é feito por um pediatra através da avaliação dos sintomas, mas também pode ser pedido um exame de fezes para confirmar a presença do vírus.
Como ocorre a transmissão do rotavírus?
A transmissão do rotavírus acontece de forma muito fácil, podendo a criança infectada contaminar outras crianças mesmo antes de apresentar sintomas e até 2 meses após a infecção ter sido controlada, sendo a principal via de contágio o contato com as fezes da criança contaminada.
Quais são os tipos de estirpes de rotavírus?
Existem muitos tipos ou estirpes de rotavírus e as crianças podem até os 3 anos de idade apresentar várias vezes a infecção, embora as seguintes sejam mais fracas. Até mesmo as crianças que são vacinadas contra o rotavírus podem desenvolver a infecção, embora apresentem sintomas mais leves.