É possível trazer animais extintos de volta à vida?

Índice

É possível trazer animais extintos de volta à vida?

É possível trazer animais extintos de volta à vida?

Pode. Mas é muito complexo dizer se seria possível ou não criar um animal extinto que sobreviveria”, diz Alexandre Rodrigues Silva, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no Rio Grande do Norte. Alexandre coordena a equipe do Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal da Ufersa.

Quem é o único pássaro extinto por causas humanas?

O dodô não é o único pássaro incapaz de voar extinto por causas humanas. De fato, a lista de pássaros que desapareceram da Terra em períodos inferiores a um século, desde que cruzaram o caminho do homem, é superior a cem. Abaixo, mostraremos uma pequena série de exemplos de alguns dos pássaros já extintos pelas mesmas razões que o dodô.

Qual a ave mais próxima do dodô?

A ave geneticamente mais próxima do dodô foi o também extinto solitário-de-rodrigues; juntos, eles compõem a subfamília Raphinae, dentro da família Columbidae, que engloba todos os pombos. Seu "primo" vivo mais próximo é o pombo-de-nicobar.

Por que os dodôs são longos?

Seus fêmures, tíbia e torso eram longos, portanto, os dodôs devem ter tido pernas muito musculosas. Por outro lado, os ossos das asas mostram que esses membros eram muito pequenos e, portanto, eles não podiam voar. Os restos esqueléticos também mostram que o dodô tinha um bico grande, com cerca de 20 centímetros de comprimento.

Por que o dodô é considerado um ícone de extinção?

Segundo Angst, o dodô é considerado "um grande ícone de extinção induzida por animais e humanos", embora as circunstâncias exatas do seu desaparecimento sejam desconhecidas. "É difícil saber o impacto real que os humanos tiveram sem conhecer a ecologia desse pássaro e a ecologia das Ilhas Maurício naquela época", explica.

Postagens relacionadas: