Como é possível investigarmos o interior da Terra?
![Como é possível investigarmos o interior da Terra?](https://i.ytimg.com/vi/uQCCAQdZj4c/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAn6K6BFgimWaxpXnYR2kR31dfCmQ)
Como é possível investigarmos o interior da Terra?
O que fazer então? A solução é analisar as propriedades do nosso planeta – como a gravidade e o magnetismo – e fazer deduções a partir das leis da física. Terremotos também fornecem boas pistas. “Os tremores se propagam como ondas pelo interior da Terra.
O que se sabe sobre o interior da Terra?
É formado por 3 000 quilômetros de camadas de magma – uma mistura de rochas derretidas, gases e vapor d'água. As temperaturas ficam em torno de 2 000 ºC, e essa sopa de pedras se mantém líquida porque é submetida a pressões altíssimas. Quanto mais perto do centro do planeta, maior a pressão.
Qual é a pressão no interior da Terra?
O núcleo da Terra é formado, em sua maior parte, por uma esfera de ferro líquido com temperaturas superiores a 4.000 graus Celsius e pressão equivalente à de 1,3 milhão de atmosferas.
Como é o nome da parte sólida da superfície da Terra?
Litosfera A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação. A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre.