Como os rins regulam o volume do sangue?
Índice
- Como os rins regulam o volume do sangue?
- Como o sistema excretor pode atuar na regulação da pressão arterial?
- Como o rim pode alterar a pressão arterial?
- Como os rins regulam o volume do sangue se há excedente de água na circulação sanguínea?
- Qual é a vantagem de o rim filtrar um grande volume de líquido e depois reabsorver 99% dele?
- Como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona no controle da pressão arterial?
- Qual a função da auto-regulação renal?
- Qual a insuficiência renal crônica?
- Por que o estreitamento da artéria renal pode causar hipertensão?
- Qual o papel dos rins no controle da pressão arterial?
Como os rins regulam o volume do sangue?
Os rins regulam a pressão sanguínea por meio da produção da enzima renina. Um aumento na produção de renina resulta em um aumento na pressão arterial.
Como o sistema excretor pode atuar na regulação da pressão arterial?
Se a pressão aumenta, os rins aumentam a excreção de sal e água, o que reduz o volume sanguíneo e faz a pressão retornar ao normal. Por outro lado, se a pressão cai, os rins diminuem a excreção de sal e água e, consequentemente, o volume sanguíneo aumenta e a pressão retorna ao normal.
Como o rim pode alterar a pressão arterial?
Quando a função renal está preservada, uma elevação da pressão arterial faz com que o rim aumente a excreção de sódio e água, com redução do volume sanguíneo, do retorno venoso e, desta forma, mantém a pressão sanguínea dentro de valores normais.
Como os rins regulam o volume do sangue se há excedente de água na circulação sanguínea?
Uma das funções do sistema urinário é manter o equilíbrio hídrico do organismo. Ou seja, eliminar ou reabsorver líquidos de acordo com a concentração destes na circulação sanguínea. Esse controle é realizado por um hormônio chamado de hormônio anti-diurético ou ADH (sigla para o termo em inglês: antidiuretic hormone).
Qual é a vantagem de o rim filtrar um grande volume de líquido e depois reabsorver 99% dele?
O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais. Apesar dos rins filtrarem, 180 litros de sangue, apenas 1,2 a 1,8 litros de urina é produzida por dia, o que significa que o rim reabsorve aproximadamente, 99% do filtrado.
Como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona no controle da pressão arterial?
A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.
Qual a função da auto-regulação renal?
Uma importante característica da circulação renal é a habilidade de manter o fluxo sanguíneo renal e a TFG dentro de estreitos limites , mesmo que a pressão arterial varie. A essa estabilidade dá-se o nome de auto-regulação Renal. Dois mecanismos básicos coordenam a auto-regulação renal:
Qual a insuficiência renal crônica?
Insuficiência renal crônica: caracteriza-se pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. Temos a insuficiência renal crônica terminal, quando os rins perderam entre 85% e 90% de suas funções. Nesse caso, o paciente deverá iniciar procedimentos, como a hemodiálise.
Por que o estreitamento da artéria renal pode causar hipertensão?
Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão. Da mesma forma, inflamações renais de diversos tipos e à lesão renal uni ou bilateral também podem provocar aumento da pressão arterial.
Qual o papel dos rins no controle da pressão arterial?
Em razão ao importante papel dos rins no controle da pressão arterial, muitas doenças e anomalias renais podem causar o aumento da pressão arterial. Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão.