Como ocorre o controle da temperatura dos testículos?

Índice

Como ocorre o controle da temperatura dos testículos?

Como ocorre o controle da temperatura dos testículos?

A termorregulação testicular ocorre por meio de um processo que mantém a temperatura dos testículos dos animais, sendo que esta deve encontrar-se entre 4 a 7°C abaixo da temperatura orgânica para que a espermatogênese ocorra normalmente.

Como funciona o mecanismo de regulação da temperatura dos testículos na bolsa escrotal?

A túnica dartos e o músculo cremáster auxiliam na termorregulação testicular devido à espessura do saco escrotal e ao posicionamento dos testículos, respectivamente, com os seus movimentos de contração e relaxamento.

Como a musculatura auxilia no controle térmico dos testículos?

Faz isto através da expansão ou contração da pele do escroto. A contração reduz a superfície disponível para perda de calor, aumentando assim a temperatura dos testículos.

Quais são os mecanismos de termorregulação testicular?

A termorregulação testicular é o resultado de diversos fatores tais como a ação da túnica dartus, do músculo cremastérico, o fluxo sanguíneo em contracorrente, a localização extra-abdominal na bolsa escrotal, a ausência de gordura subcutânea e a presença de glândulas sudoríparas (Gabaldi e Wolf, 2002).

Qual a relação entre o escroto e a temperatura?

A relação entre o escroto e a regulação de temperatura é absolutamente fundamental para o sistema reprodutivo masculino. Embora a temperatura do corpo humano tenda a ser constante, a produção de espermatozoides férteis não ocorre neste mesmo nível.

Como proteger os testículos de mudanças de temperatura?

O escroto protege os testículos de mudanças de temperatura. A fim de garantir a produção normal de espermatozoides, o escroto mantém os testículos a uma temperatura um pouco mais fria do que o resto do corpo, contraindo ou expandindo.

Como funciona o músculo do escroto?

O músculo ajuda a mover o testículo para longe do corpo para manter a temperatura ideal para a produção de espermatozoides. É por isso que o escroto fica mais baixo em condições de calor e mais perto do corpo em climas frios. Todas essas estruturas estão rodeadas pela parede escrotal.

Qual a função do escroto?

A função do escroto é, portanto, além de alocar os testículos, realizar este controle de contração e relaxamento, que depende de uma série de fatores externos. Ao fazer isso, desenvolve um eficiente mecanismo de controle de temperatura e proteção.

Postagens relacionadas: