Como ocorre o movimento das discordâncias?

Índice

Como ocorre o movimento das discordâncias?

Como ocorre o movimento das discordâncias?

discordâncias. As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).

Qual relação existe entre a movimentação de discordâncias e a resistência mecânica de um material?

Se a habilidade de um metal se deformar plasticamente depende da habilidade das discordâncias para se moverem, então o aumento da resistência e da dureza destes metais ocorre através do impedimento do movimento das discordâncias.

Como aumentar o tamanho de grão?

O crescimento de grão ocorre pela migração de contornos de grão. Obviamente, nem todos os grãos podem aumentar de tamanho, porém os grãos maiores crescem à custa dos grãos menores, que encolhem.

Como as discordâncias se movimentam num cristal?

O movimento de uma discordância através de todo o cristal produz um degrau na superfície do mesmo, cuja profundidade é de uma distância atômica. Como uma distância atômica em cristais metálicos é da ordem de alguns ângstrons, esse degrau evidentemente não é visível a olho nu.

Como acontece o processo de endurecimento dos grãos?

Esse processo pode acontecer no recozimento do metal, e existem três etapas definidas: recuperação, recristalização e crescimento de grão. ... Os grãos se unem e assim aumentam de tamanho, aumentando a resistência e aumentando o número de planos de cisalhamento, o que pode levar à fratura do material.

Como as discordâncias se deslocam no material?

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Quanto menor for o tamanho do grão maior será a resistência apresentada pelo material?

Assim, um material com grãos mais finos possui maior dureza e resistência mecânica do que um material com grãos grosseiros, pois os primeiros possuem maior número de contornos de grão.

Por que o número do tamanho de grão aumenta com a diminuição do tamanho do grão?

"O aumento no tamanho de grão necessariamente envolve a diminuição na área de contornos de grão por unidade de volume e, portanto, diminui a energia de superfície do contorno de grão por unidade de volume.

Postagens relacionadas: