Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Índice

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Como calcular o tempo de meia vida do fármaco?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

Quais os fatores que interferem na absorção dos fármacos?

A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Alguns fatores relacionados ao paciente (p. ex., função renal, constituição genética, sexo e idade) podem ser utilizados para prever os parâmetros farmacocinéticos em populações.

O que é a meia-vida?

1. [ Farmácia ] Tempo necessário para que a concentração de uma substância no organismo seja reduzida para metade (ex.: meia-vida do fármaco; meia-vida longa). ... Plural: meias-vidas.

Como funciona a meia-vida?

Esse termo refere-se ao tempo necessário para que metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa desintegre-se. Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

Qual o tempo de meia vida?

A meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade dos núcleos radioativos desintegre-se, ou seja, é o tempo que leva para uma amostra radioativa reduzir-se à metade. Digamos, por exemplo, que temos uma amostra de P. Depois de 14 dias, a massa dessa amostra passou para 8 g (metade de 16).

O que é a meia-vida de um elemento?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. ... Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

Qual a meia-vida do fármaco?

A meia-vida é determinada como o tempo necessário para que a concentração de um fármaco no organismo seja reduzida à metade, após ter entrado em contato com a corrente sanguínea.

Qual o tempo de eliminação do fármaco?

De acordo com este parâmetro, devemos também considerar o tempo que o fármaco leva para alcançar a circulação sanguínea, ou seja, ser absorvido, para só então estimar o real tempo de eliminação do composto de nosso organismo.

Qual a principal via de excreção de fármacos?

Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal. Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo.

Qual a distribuição de um fármaco?

A distribuição de um fármaco pode ser representada por um modelo multicompartimental, em que o fármaco se distribui com velocidades diferentes a diversos tecidos. Além disso, fatores como o fluxo sanguíneo, lipossolubilidade e redistribuição podem afetar a distribuição desse fármaco.

Postagens relacionadas: