O que é e qual a função do Código de Defesa do Consumidor?

Índice

O que é e qual a função do Código de Defesa do Consumidor?

O que é e qual a função do Código de Defesa do Consumidor?

Reconhecido internacionalmente, o CDC visa estabelecer princípios básicos como proteção da vida, da saúde, da segurança e da educação relacionados ao consumo, tendo como objetivo determinar normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.

Quais situações podem ser caracterizadas como crime contra o Código de Defesa do Consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Por que os crimes contra o consumidor são considerados próprios?

Os crimes de consumo podem ser próprios ou impróprios. Serão próprios quando os elementos da relação jurídica de consumo comporem sua estrutura normativa de modo a vislumbrar o fornecedor como sujeito ativo e o consumidor como sujeito passivo.

Quais são os crimes contra o consumidor?

Os crimes contra o consumidor. O instituto do Direito do Consumidor dá início à criação ou ao desenvolvimento de uma sociedade pautada pelo consumo. No Brasil, consumir é quase uma regra.

Quais são os delitos de consumo?

Esses delitos têm as relações de consumo como objeto principal (imediato). O direito à vida, à saúde, ao patrimônio, etc., compõe o a sua objetividade jurídica secundária (mediata), isto é, são tutelados por eles de forma indireta ou reflexa.

Qual a atualidade do direito do consumidor?

A atualidade de um tema está diretamente relacionada com o lugar que a coletividade lhe reserva nas suas relações sociais. O Direito do Consumidor nasce, desenvolve-se e justifica-se na sociedade de consumo. Regra a produção e a comercialização de produtos e serviços pelo prisma do consumo.

Quais são os artigos do Código de defesa do consumidor?

Eles estão previstos nos artigos 63 a 74 do Código de Defesa do Consumidor e tipificam tudo que pode ser considerado como prática de infração penal consumerista. Aquele que de qualquer forma, direta ou indiretamente, contribuir para as práticas delituosas também poderá ser processado e condenado.

Postagens relacionadas: