Como o tipo de gestão escolar Técnico-científica também pode ser chamado a crítica?
Índice
- Como o tipo de gestão escolar Técnico-científica também pode ser chamado a crítica?
- O que é a gestão Técnico-científica?
- Quais são as diferenças entre a gestão democrática participativa e a autogestionária?
- Quais as concepções de organização e gestão escolar?
- O que libaneo fala sobre gestão escolar?
- O que é gestão democrática e participativa na escola?
- O que é concepção científico racional?
- O que é gestão para libaneo?
- O que é uma gestão democrática e participativa?
- Quais são os princípios da gestão democrática?
- Qual é o objetivo da gestão escolar?
- Qual a diferença entre gestão escolar e Gestão Educacional?
- Como surgiu a gestão escolar?
- Qual a concepção técnico-científica?

Como o tipo de gestão escolar Técnico-científica também pode ser chamado a crítica?
Como o tipo de gestão escolar técnico-científica também pode ser chamado? Resposta c) Tradicional. RESPOSTA CORRETA Sim. Gestão escolar tradicional é considerada como um sinônimo da gestão técnico-científica.
O que é a gestão Técnico-científica?
A gestão Técnico-Científica é uma concepção de gestão burocrática e possui como uma de suas características a divisão de tarefas detalhada entre seus membros, na qual cada um exerce meramente a sua função.
Quais são as diferenças entre a gestão democrática participativa e a autogestionária?
p. 237), a gestão autogestionária prima pela “auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e de alternância no exercício de funções. ... Já a gestão democrático-participativa se propõe a articular, pelo diretor, a proatividade e a participação dos agentes educacionais que se relacionam com ele.
Quais as concepções de organização e gestão escolar?
Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas: técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa. Na primeira, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.
O que libaneo fala sobre gestão escolar?
Para Libâneo, a gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos-administrativos. Gestão é a atividade que põe em ação o sistema organizacional.
O que é gestão democrática e participativa na escola?
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
O que é concepção científico racional?
No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
O que é gestão para libaneo?
Para Libâneo, a gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos-administrativos.
O que é uma gestão democrática e participativa?
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
Quais são os princípios da gestão democrática?
A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.
Qual é o objetivo da gestão escolar?
Vale ressaltar que tal conceito se diferencia de “administração acadêmica” ou “administração escolar”. O objetivo da gestão escolar é aplicar princípios e estratégias essenciais para ampliar a eficácia dos processos dentro da instituição e, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes.
Qual a diferença entre gestão escolar e Gestão Educacional?
Gestão escolar ou gestão educacional? Pela semelhança dos termos, pode haver confusões entre eles. Mas saiba que, na verdade, eles têm abordagens completamente distintas. A gestão escolar diz respeito a tudo que acontece no ambiente de ensino. Nesse cenário, cada escola faz as suas normas e segue sua proposta pedagógica.
Como surgiu a gestão escolar?
Como surgiu a gestão escolar? Na década de 1920, começava um movimento entre os estudiosos, que comparavam instituições de ensino a centros empresariais. Nesse cenário, os diretores desempenhavam os mesmos papéis em ambos os ambientes: fazer pagamentos de funcionários, motivar os colaboradores, tratar de fluxos de caixa, entre diversos fatores.
Qual a concepção técnico-científica?
A concepção técnico-científica – que se expressa, por exemplo, no modelo de gestão da qualidade total, de caráter piramidal, com ênfase no poder centralizado, na divisão técnica do trabalho escolar, visando à racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares e dando e maior importância às tarefas do que às pessoas.