Qual a ação do Taxol?

Índice

Qual a ação do Taxol?

Qual a ação do Taxol?

Taxol contém paclitaxel, substância que possui atividade antitumoral. O paclitaxel é um agente que promove as reorganizações de funções que são essenciais para formação celular e também induz a formação anormal de estruturas durante o ciclo celular exercendo assim a atividade antitumoral.

Como o Taxol age nos microtúbulos?

Mecanismo de ação É nesse momento que o Taxol é importante, pois ele age na célula defeituosa impedindo a mitose. Nesse processo produzimos uma proteína chamada tubulina. O Taxol liga-se especificamente a subunidade B da tubulina, formando um composto estável que não permite a divisão celular.

Como age o paclitaxel?

O paclitaxel interfere na função normal de crescimento do microtúbulo, impedindo a divisão descontrolada da célula. Enquanto drogas como a colchicina causam a despolimerização dos microtúbulos in vivo, o paclitaxel combate suas funções fazendo o oposto: ele hiper-sensibiliza essas estruturas.

Quais os grupos funcionais do Taxol?

A molécula do Taxol, C47H51NO14, apresenta os seguintes grupos funcionais: éter, ester, cetona, álcool, amida, 3 anéis aromáticos e 2 cicloexanos.

Quais as funções dos microtúbulos?

Entre as funções dos microtúbulos, podemos citar a manutenção da célula, formação do fuso mitótico, formação e movimentação de cílios e flagelos e o movimento das organelas celulares e dos cromossomos durante o processo de mitose.

Qual é o mecanismo de ação do paclitaxel?

Seu mecanismo de ação envolve a estabilização dos microtúbulos de actina, estruturas importantes para a movimentação dos cromossomos e das organelas celulares na divisão celular. Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem.

Que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?

O fármaco em questão interfere na função dos microtúbulos. Estes tem função de formar o citoesqueleto e transporte intracelular, mas principalmente, atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular.

Quais são as reações adversas comuns observadas com o paclitaxel?

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Paclitaxel?

  • Toxicidades Hematológicas. Supressão da medula óssea foi a principal toxicidade dose-limitante de Paclitaxel. ...
  • Reações de Hipersensibilidade. ...
  • Cardiovasculares. ...
  • Respiratórias. ...
  • Neurológicas. ...
  • Artralgia / Mialgia. ...
  • Hepáticas. ...
  • Gastrintestinais.

Postagens relacionadas: