O que é o teste de recuperabilidade?

Índice

O que é o teste de recuperabilidade?

O que é o teste de recuperabilidade?

O teste de recuperabilidade, também chamado de impairment test, visa demonstrar qual o valor real líquido de realização de um ativo, ou seja, qual o seu valor recuperável.

Como é feito o teste de recuperabilidade?

O teste para recuperabilidade pode ser feito pelo valor líquido ou pelo valor de uso, que é indicado pelo valor que está presente nos fluxos de caixas estimados. O valor líquido de venda consiste naquele que é obtido pela venda de um ativo, fora as despesas de venda.

Quais ativos sofrem teste de recuperabilidade?

Em quais ativos o teste de recuperabilidade deve ser aplicado

  • Aplicações financeiras da empresa;
  • Bens do ativo intangível;
  • Imóveis, quando não contabilizados por valor justo;
  • Bens que figuram no ativo imobilizado.

Porque fazer o teste de recuperabilidade?

O teste de impairment é importante para as empresas porque ajudam a evitar prejuízos. O teste mostra se um ativo tem um valor superior ao recuperável. Se ele pode ser comercializado e contribuir para que o caixa da companhia seja reforçado.

O que seria o teste de recuperabilidade de intangíveis?

O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. ... Um ativo estará desvalorizado quando o valor contábil registrado é maior que o valor recuperável, por venda ou por uso.

Qual a forma de se contabilizar o impairment?

Se o valor recuperável do ativo for maior do que seu valor contábil, não será necessário nenhum registro. Porém, se o valor recuperável for menor que o valor contábil, a empresa deverá efetuar o ajuste, debitando-se a conta de “Despesa de perda por desvalorização de ativos” e creditando-se uma conta redutora do ativo.

Como calcular valor Recuperavel do ativo?

O Valor Recuperável de um ativo é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. Nessa perspectiva, quando o valor contábil de um item supera o seu Valor Recuperável, é possível determinar que ele está desvalorizado.

Como é feito o teste de recuperabilidade qual o CPC que normatiza?

O Teste de Impairment, também chamado de teste de imparidade ou teste de recuperabilidade, é um procedimento realizado nas empresas para a verificação de uma possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração.

Qual é o objetivo do teste de recuperabilidade dos ativos teste de Impairment )?

O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. ... A essência do teste de recuperabilidade é evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior do que o recuperável.

Qual a finalidade do teste de recuperabilidade teste de impairment )? Quais os critérios para identificar que existe indícios de perda de valor recuperável?

Ao realizar o Teste de Impairment (também conhecido por Teste de Recuperabilidade) busca-se assegurar que o valor contábil registrado de um ativo seja recuperável pela capacidade de gerar receita (dinheiro) pela sua venda ou pelo uso.

Quem deve realizar o teste de recuperabilidade de ativos?

Explicando de forma mais fácil: o ativo, que é o conjunto de bens e direitos de uma empresa e que pode ser convertido em dinheiro, é verificado dentro da empresa para saber se pode ser recuperado por venda ou por utilização e, para esse fim, há o teste de recuperabilidade. Quem deve realizar o teste de recuperabilidade de ativos?

Qual o valor recuperável do valor contábil?

Valor recuperável definido, chegou a hora de realizarmos o teste de recuperabilidade e efetuarmos a comparação entre Valor Contábil x Valor Recuperável. Com o valor recuperável menor do que o valor contábil, concluímos, nesse exemplo, que a perda seria de R$ 130.000,00. No Balanço Patrimonial o bem passará a figurar da seguinte forma:

Qual o valor de recuperação de um ativo?

Um ativo está registrado contabilmente por valor que excede seu valor de recuperação se o seu valor contábil exceder o montante a ser recuperado pelo uso ou pela venda do ativo. Este pronunciamento deve ser aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:

Qual a obrigatoriedade do termo contábil?

Nesse contexto, no ano de 2007, com a Lei 11.638, passou a ser obrigatória, nas demonstrações financeiras anuais, a avaliação de ativos pelo seu valor recuperável. Utilizando o termo contábil, passou a existir a obrigatoriedade de realizar o Teste de Impairment.

Postagens relacionadas: