Quais são as ações preventivas para o uso indevido de drogas?
Índice
- Quais são as ações preventivas para o uso indevido de drogas?
- Quais os danos que as drogas causam no organismo?
- O que se passa na mente de um drogado?
- Qual a solução para o problema das drogas?
- O que fazer para diminuir o uso de drogas pelos adolescentes?
- Quais são os efeitos das drogas sintéticas?
- Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?
- Como interferem na ação dos neurotransmissores?
- Como funciona a Coca e a cocaína?
Quais são as ações preventivas para o uso indevido de drogas?
23. Quais os principais fatores de proteção para prevenir o uso indevido de drogas?
- Existência de um projeto de vida com metas realistas;
- Valores morais sólidos;
- Religiosidade;
- Modelos sociais que promovam a saúde;
- Família estruturada;
- Satisfação no trabalho;
Quais os danos que as drogas causam no organismo?
O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.
O que se passa na mente de um drogado?
Medo, desespero,mania de perseguição e até desejo de suicídio perturbam a mente do viciado que só se sente bem bem na companhia de outro viciado ou quando está sob efeito da droga .
Qual a solução para o problema das drogas?
Ter uma dieta bem equilibrada. Dormir o suficiente. Fazer atividades físicas regularmente. Evitar usar drogas ilícitas e álcool.
O que fazer para diminuir o uso de drogas pelos adolescentes?
- Contribuir com a qualidade dos serviços prestados aos adolescentes da comunidade. - Desenvolver ações de saúde para resguardar os direitos dos adolescentes envolvendo uma equipe multiprofissional. - Sensibilizar os adolescentes sobre as consequências do uso das drogas - Produzir uma cultura de saúde mental.
Quais são os efeitos das drogas sintéticas?
As drogas sintéticas, geralmente, são produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas, como anfetaminas, metanfetamina e ácido lisérgico. Essas substâncias, ao serem ingeridas, inaladas, fumadas ou injetadas, provocam alucinações porque afetam o sistema nervoso central.
Quais os efeitos da nicotina no sistema nervoso?
O tabaco e seu princípio ativo, a nicotina: os efeitos subjetivos buscados pelo consumidor são uma combinação dos efeitos excitantes e dos depressores. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhados os efeitos da nicotina no sistema nervoso.
Como interferem na ação dos neurotransmissores?
Interferem na açãobloqueando a saídados neurotransmissores (exocitose) ouimpedindo o seu retornoao terminal pré-sináptico (endocitose). Podem também agir no terminal pós-sináptico, aumentando a sensibilidade da ação dos neurotransmissores (agonista) ou reduzindo a sensibilidade (antagonista).
Como funciona a Coca e a cocaína?
A coca e a cocaína: inibe as sensações de fadiga, sono e fome, facilita as sensações de vigor, lucidez e onipotência. As anfetaminas: são substâncias sintéticas, relacionadas com à adrenalina e à efedrina. Produzem uma sensação de alerta, de energia, de euforia, de aumento da atividade e da comunicação, de perda do apetite e do sono.