Quais as características patogênicas do vírus da raiva?

Índice

Quais as características patogênicas do vírus da raiva?

Quais as características patogênicas do vírus da raiva?

todos os Lyssavirus, vírus rábicos ou aparentados, possuem rna de fita simples, polaridade negativa, linear, não segmentado, com 11.932 nucleotídeos e PM = 4, daltons.

Como a raiva age no organismo do animal?

Uma vez no sistema nervoso, ele migra para o Sistema Nervoso Central – SNC (medula espinhal e cérebro) protegido pela camada de mielina. A partir do SNC, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.

Como o vírus da raiva pode migrar do local da mordida até o SNC?

O vírus é transmitido na saliva do animal infectado. Desde o local de entrada (geralmente uma mordida), o vírus desloca-se ao longo dos nervos até a medula espinhal e, logo depois, até o cérebro, onde se multiplica. A partir daí, viaja ao longo de outros nervos até as glândulas salivares e a saliva.

Como se explica a predileção do vírus da raiva pelas células do sistema nervoso?

O vírus tem predileção pelas células do sistema nervoso e, assim que é inoculado através de uma lesão na pele, se multiplica, invade os nervos periféricos e, movendo-se lentamente – cerca de 1 cm por dia – propaga-se pelos neurotransmissores, alcança o cérebro e provoca um quadro grave de encefalite (inflamação no ...

Qual o tipo de vírus da raiva?

Descrição: A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem. O microrganismo envolvido é o vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae.

O que pode ser encontrado na célula como alteração Patognomônica da raiva?

Os corpúsculos de Negri, considerados patognomônicos da raiva, são inclusões intracitoplasmáticas em neurônios. São eosinófilas (róseas), redondas ou ovaladas, de tamanho variável, chegando ao de uma hemácia (7 mm).

O que a raiva animal pode causar?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Como são observadas as alterações celulares degenerativas devido à infecção pelo vírus da raiva?

As bases da disfunção neuronal na raiva são complexas, porém podem abranger mudanças degenerativas que envolvam processos neuronais, tais como dendritos e axônios. Por razões ainda não esclarecidas, a lesão neuronal é maior nos gânglios espinhais do que nos neurônios do SNC.

Como o vírus da raiva se transmite?

Vírus da Raiva: infecção mais letal do mundo. A raiva é uma zoonose viral (vírus transmitido por animais) que ataca o sistema nervoso e leva à morte em praticamente 100% dos casos. Existem mais de 10 sorotipos do vírus da Raiva, capazes de causar doenças em humanos. Como a Raiva se transmite

Por que os neurônios infectados pelo vírus da raiva não funcionar normalmente?

Os neurônios infectados pelo vírus da raiva podem não funcionar normalmente devido às mudanças degenerativas envolvendo os processos neurais, incluindo dendritos e axônios.

Qual a circulação do vírus da raiva no sangue?

Não há grande circulação do vírus da Raiva no sangue (viremia): o vírus circula principalmente pelo sistema nervoso. Uma vez inoculado, o vírus começa a se multiplicar no ponto de inoculação, atingindo o sistema nervoso periférico mais próximo.

Qual a morfologia dos vírus da raiva?

Os vírus da Raiva apresentam morfologia característica, em forma de bala de revólver, diâmetro médio de 75 nm e comprimento de 1 nm, variando de acordo com a amostra considerada.

Postagens relacionadas: