O que a varíola causa?

Índice

O que a varíola causa?

O que a varíola causa?

Varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada. A preocupação principal quanto a epidemias é o bioterrorismo.

Onde a varíola ataca?

Penetrando no corpo, o patógeno se espalha pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos.

O que é varíola e como ela é transmitida?

A varíola é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus pertencente ao gênero Orthopoxvírus, que pode ser transmitido através de gotículas de saliva ou de espirro, por exemplo.

Como era a doença varíola?

A varíola é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus e que se destaca como uma das doenças que mais causou mortes na história da humanidade. Ela teria surgido na Índia, existindo descrições na Ásia e África antes mesmo da era cristã. No Brasil, a doença foi descrita pela primeira vez em 1563, na Bahia.

Como evitar pegar varíola?

Impedindo a varíola Não há nenhum tratamento estabelecido para a varíola assim que a vacinação é considerada ser a maneira preliminar de prevenção da doença. A vacina da varíola foi introduzida em 1796 por Edward Jenner e usada pelo WHO para erradicar com sucesso global a varíola.

Quando surgiu a varíola?

A origem da varíola As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII, e a região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.

Como a varíola era transmitida?

A transmissão da varíola acontece por meio do contato com o vírus (um dos mais conhecidos e é visível no microscópio eletrônico), seja por meio do contato com pessoas infectadas, com objetos que possuem o vírus ou com objetos que pertenceram a uma pessoa com varíola.

Onde que a pneumonia ataca?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

O que é a varíola e como essa doença foi erradica do mundo?

Como nenhum outro caso foi notificado nos anos seguintes, em 1980 a OMS reconheceu a erradicação da varíola no mundo. Causada pelo vírus Poxvirus variolae, transmitido de pessoa a pessoa ou por roupas e objetos contaminados, essa doença perseguira a humanidade durante milênios.

Quem foi a vítima do vírus da varíola?

Veja alguns exemplos de pessoas que foram vítimas do vírus quase sempre mortal da varíola: Ramsés V, faraó do Egito entre 1146 a.C. e 1142 a.C., aproximadamente; Shunzhi, imperador da China, de 16; Maria II, que foi rainha da Inglaterra durante o século XVII; O rei Luís XV, da França (de 1715-1774)

Quais são as amostras de vírus da varíola?

Hoje, as amostras de vírus da varíola foram mantidas para fins de pesquisa. “Estima-se que, no séc a 500 milhões de pessoas tenham morrido com varíola. Em 1967, haviam 15 milhões de casos por ano”, conta Sumire Sakabe, infectologista do Hospital 9 de Julho.

Quais são os sintomas da varíola?

Quais são os sintomas da varíola? No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.

Qual a origem da infecção por varíola?

Durante séculos, a varíola afetou as agendas políticas e sociais. Evidência de infecção por varíola foi encontrada em múmias egípcias. A epidemia de varíola assolou a Europa e a Ásia até 1796, quando Edward Jenner testou sua teoria da proteção contra doenças.

Postagens relacionadas: