Como vírus da febre amarela pode atuar no fígado?
Índice
- Como vírus da febre amarela pode atuar no fígado?
- Como a febre amarela ataca o corpo?
- Quais são as sequelas da febre amarela?
- Quais são as reações da febre amarela?
- Quais são as reações da vacina febre amarela?
- Quem é o vírus da febre amarela?
- Quais são as formas de febre amarela?
- Qual a febre amarela silvestre?
Como vírus da febre amarela pode atuar no fígado?
O que é a febre amarela? É uma grave doença transmitida por certas espécies de mosquitos. O vírus responsável pelo problema atinge principalmente o fígado e causa febre, dor de cabeça e pele amarelada, entre outros sintomas. Em casos graves, ela pode matar – daí a importância da vacina.
Como a febre amarela ataca o corpo?
Todas as células onde acontece a replicação do vírus são destruídas. O indivíduo apresenta de início febre, pulso rápido, inchaço no rosto, vômito, dores musculares. Mais tarde verifica-se a icterícia, vômitos com sangue enegrecido e até mesmo convulsões, delírios, aos quais se segue a morte.
Quais são as sequelas da febre amarela?
Na fase tóxica, complicações da febre amarela podem ser fatais. Até 50% das pessoas com a forma mais grave da doença morrem por causa de complicações da febre amarela, como choque e insuficiência do fígado e dos rins. Quanto mais cedo a pessoa for tratada, maior é a chance de ela sobreviver.
Quais são as reações da febre amarela?
Sintomas da febre amarela
- Febre;
- Calafrios;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Náusea e vômito;
- Hemorragia, principalmente no trato gastrointestinal.
Quais são as reações da vacina febre amarela?
Sim, entre as reações adversas da vacina de febre amarela estão dores de cabeça, dores musculares e febre. Em casos mais raros, a criança pode apresentar hipersensibilidade e doença pelo vírus da vacina.
Quem é o vírus da febre amarela?
O vírus da febre amarela pertence à família dos flavivírus, e o seu genoma é de RNA simples de sentido positivo (pode ser usado diretamente como um RNA para a síntese proteica). Produz cerca de dez proteínas, sendo sete constituintes do seu capsídeo, e é envolvido por envelope bilipídico.
Quais são as formas de febre amarela?
Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana (FAU) e febre amarela silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra apenas pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro. Virus amarilico, arbovirus do gênero Flavivirus e família Flaviviridae.
Qual a febre amarela silvestre?
A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tem casos confirmados da doença.