Como se trabalha na terapia do Psicodrama?

Índice

Como se trabalha na terapia do Psicodrama?

Como se trabalha na terapia do Psicodrama?

O psicodrama é uma abordagem da psicoterapia que tem muito a ver com a Cor e Voz pois incorpora elementos teatrais e artísticos em sua proposta. Sua origem se deu a partir do teatro dramático, que basicamente é uma peça teatral sem roteiros, grande elencos e cenários.

Qual a abordagem do Psicodrama?

"O psicodrama é uma abordagem terapêutica que utiliza a dramatização como ferramenta para a expressão de questões vividas pelos indivíduos.

Qual teoria enfatiza o desempenho de papéis em sua abordagem e destaca a dramatização como método para estudo dos grupos?

De acordo com seu fundador, Jacob Levy Moreno, o psicodrama pode ser definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. A proposta dessa abordagem consiste em desempenhar papeis pela dramatização, tendo o teatro como base inspiradora.

Qual o papel do terapeuta no Psicodrama?

A abordagem do Psicodrama como psicoterapia Nesses casos, a função do psicoterapeuta é clarear frustrações, medos e desejos, orientando o paciente no processo de cura e transformação.

Quais são as três técnicas trabalhadas no Psicodrama?

O Diretor dispões destas técnicas para aplicar em contexto dramático para colocar hipóteses trapeuticas.

  • Inversão de papéis: Trocar com o ego. ...
  • Solilóquio (dialogo consigo mesmo). ...
  • Interpolação de Resistência. ...
  • Espelho Confronta o eu com as evidências. ...
  • Duplo Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade.

Qual é a proposta terapêutica do Psicodrama?

O Psicodrama permite dar forma aos pensamentos e emoções que machucam. Dessa maneira, pode-se rapidamente identificar o Psicodrama como terapia que facilita a expressão de aspectos sombrios ou difíceis de elaborar.

São componentes básicos do método psicodramático?

O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se ...

Como a criatividade pode ajudar no Psicodrama?

O Psicodrama estimula o exercício da criatividade, fazendo com que o indivíduo aja e reaja com prontidão, coerência e flexibilidade. Que esteja atento às alternativas, elimine a rigidez e represente seus papeis com desenvoltura.

Quais são as técnicas do psicodrama?

O diretor do Psicodrama instrumentará, em cada situação, as técnicas que lhe pareçam mais adequadas e correspondentes ao momento do drama, segundo o tipo de vinculação que nele se expressa. A primeira etapa, em que há a indiferenciação do Eu e do Tu, corresponde à técnica do duplo. A segunda, do Reconhecimento do Eu, à técnica do espelho.

Quais são os conceitos do psicodrama?

O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se ...

Qual a forma mais abrangente do psicodrama?

“Psicodrama de grupo é a forma mais abrangente do psicodrama e inicialmente proposta por Moreno, quando da criação do psicodrama, tendo o psicodrama individual e o bipessoal surgido como adaptações a determinados clientes e a determinados terapeutas ou simplesmente situações econômicas.

Quando foi introduzida a psicodramática?

Esta técnica foi introduzida por Jacob Levy Moreno, que realizou a primeira sessão psicodramática oficial no dia 1 de abril de 1921, em Viena de Áustria. Moreno verificou que podia modificar o comportamento das pessoas através do teatro, da representação.

Postagens relacionadas: