Quais os efeitos que a atividade física causa no sistema imunológico?

Índice

Quais os efeitos que a atividade física causa no sistema imunológico?

Quais os efeitos que a atividade física causa no sistema imunológico?

O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias.

Está associada à diminuição de episódios de infecção possivelmente decorrente da melhoria de funções de neutrófilo macrófago e células NK?

O exercício de média intensidade está associado a diminuição de episódios de infecção, possivelmente decorrente da melhoria de funções de neutrófilo, macrófago e células NK43.

Quando um exercício é feito de forma errada ou com exagero o que pode acontecer?

Além disso, fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode resultar em lesões musculares e de articulações, exaustão e fadiga muscular extrema, fazendo com que seja necessário interromper completamente os treinamentos para o corpo se recuperar.

Quais os efeitos prolongados da atividade física?

A prática de atividades físicas induz à mudanças radicais no sistema imunológico, que podem ser ainda mais acentuadas através de um programa de treinamento físico mal planejado, além de descuidos do atleta que podem aumentar significativamente a susceptibilidade às infecções oportunas.

Quais as etapas da resposta imunológica?

A resposta imunológica adquirida consiste em fases sequenciais: reconhecimento dos antígenos pelos linfócitos, ativação e proliferação dos linfócitos para que se diferenciem em células efetoras e de memória, eliminação dos microrganismos, declínio da resposta imunológica e memória duradoura.

Postagens relacionadas: