Quais os efeitos dos poluentes atmosféricos sobre a saúde da população e o meio ambiente?

Índice

Quais os efeitos dos poluentes atmosféricos sobre a saúde da população e o meio ambiente?

Quais os efeitos dos poluentes atmosféricos sobre a saúde da população e o meio ambiente?

As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...

O que é a poluição do ar como ela afeta a saúde da população?

A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.

Quais os efeitos da poluição atmosférica na saúde humana?

Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.

O que a poluição provoca?

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.

Quais são os principais poluentes da atmosfera?

Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), a fuligem, e os aldeídos.

Quais as consequências da poluição para a saúde e para o ambiente?

A poluição atmosférica pode desencadear diversos problemas de saúde na população, como problemas respiratórios, acidente vascular cerebral (AVC), doenças do coração e câncer, além de agravar o quadro de pacientes que já apresentem alguma doença.

Quais as principais causas da poluição?

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Por que a poluição do ar afeta a saúde humana?

Na saúde humana, por exemplo, a poluição do ar pode provocar irritação na garganta, no nariz e nos olhos, além de dificuldade para respirar. A poluição também é responsável por problemas respiratórios, de uma forma geral, e pelo agravamento de problemas cardiorrespiratórios.

Qual a causa da poluição?

Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia. A poluição pode ocorrer devido às ações do homem, mas também pode ter causas naturais.

Por que a poluição afeta o meio ambiente?

A poluição causa a degradação do ambiente, afetando os organismos que ali vivem, além de desencadear problemas econômicos, já que diversas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para que possam ser desenvolvidas. Além disso, os danos causados ao meio ambiente podem afetar diretamente na saúde e no bem-estar dos seres humanos.

Quais as formas de causar a poluição do ar?

Existem duas forma de causar a poluição do ar, sendo através de fontes naturais ou por ações humanas que causam os maiores prejuízos à atmosfera. Algumas atividades naturais podem causar danos à atmosfera por liberarem gases poluentes. São algumas delas:

Postagens relacionadas: