O que é uma certificação sustentável?
Índice
- O que é uma certificação sustentável?
- Quais são os selos de sustentabilidade?
- O que é o selo IBD?
- Como funciona o selo verde?
- Quem pode dar selo verde?
- Quem fornece o selo verde?
- Quais os principais selos disponíveis no mercado e o que eles certificam?
- São utilidades dos selos de certificações sustentáveis?
- Qual a sustentabilidade de uma empresa?
- Qual a certificação ambiental para edificações?
- Como obter a certificação do biodinâmico?
O que é uma certificação sustentável?
As certificações de sustentabilidade, “selos verdes” ou “eco-selos” foram criados para auxiliar o consumidor na decisão de compra, já que indicam que a empresa possui preocupações sustentáveis. ... Os países da Europa e de outras regiões adquirem produtos certificados em maior escala.
Quais são os selos de sustentabilidade?
Conheça 5 selos de sustentabilidade na construção civil
- Selo AQUA-HQE. O selo foi desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini. ...
- AQUA SOCIAL. ...
- Selo LEED. ...
- PROCEL Edifica. ...
- Selo Casa Azul.
O que é o selo IBD?
Este selo significa que o produto é cultivado sem substâncias químicas nem transgênicas, está em conformidade com as leis sanitária, ambiental e trabalhista nacionais e que esta garantia se estende aos fornecedores de matéria prima certificados pelo IBD.
Como funciona o selo verde?
O que é o Selo Verde? É uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.
Quem pode dar selo verde?
Como uma empresa pode conseguir o Selo Verde O sistema de trabalho da empresa deve estar alinhado com o desenvolvimento sustentável. A empresa deve aderir ao selo de forma totalmente voluntária, não sendo uma obrigação.
Quem fornece o selo verde?
Este selo é fornecido pela ARISP, Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, para os Cartórios de Registro de Imóveis associados que demonstrarem responsabilidade perante a sociedade e com o meio ambiente, realizando e disseminando ações, além do cumprimento das obrigações legais e econômicas.
Quais os principais selos disponíveis no mercado e o que eles certificam?
No Brasil, existem atualmente cinco certificadoras aptas a conceder o selo: BVC – Bureau Veritas Certification; IMO – Instituto de Mercado Ecológico; Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola; SCS – Scientific Certification Systems; e Control Union Certifications.
São utilidades dos selos de certificações sustentáveis?
Benefícios: Valorização do produto na venda/locação, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura.
Qual a sustentabilidade de uma empresa?
As principais categorias que definem a sustentabilidade de uma empresa, produto ou marca são: eficiência energética, gestão da água, alimentos orgânicos, veganos, manejo florestal, gestão de resíduos, biodiversidade, turismo e setor têxtil. Setores como o moveleiro exigem, em muitos casos, a identificação da origem da matéria-prima.
Qual a certificação ambiental para edificações?
A LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, que objetiva incentivar a transformação dos projetos, obra e opera- ção das edificações com foco na sustentabilidade. A emissão do selo LEED é realizada pela Green Building Council (GBC).
Como obter a certificação do biodinâmico?
Para obter a certificação, os produtos devem cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica, como não usar agrotóxicos, e obedecer ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas. Os industrializa- dos devem ter ao menos 95% de ingredientes orgânicos certificados. Ecocert Instituto Biodinâmico (IBD)