O que é a Laterização?

Índice

O que é a Laterização?

O que é a Laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.

O que é um solo laterítico?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

Onde ocorre a Laterização?

A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.

Como ocorre o processo de laterização em solos tropicais?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora. ... É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

O que é Laterização de que forma ela pode prejudicar o solo?

A laterização é um processo de transformação do solo, caracterizando-se como uma expressão de intemperismo químico em regiões de clima úmido e quente. A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles.

O que significa arenização e desertificação?

A arenização consiste no processo de formação de bancos de areia no solo, em um fenômeno equivalente à desertificação, diferenciando-se desta por manifestar-se em áreas de clima úmido e relativamente chuvoso, além de ser comum em solos de composição previamente arenosa.

Quais as principais características de um solo laterítico?

Os solos lateríticos possuem um alto índice de meteorização em suas formas e acumulam uma grande quantidade de óxidos de ferro e de alumínio, apresentando, muitas vezes, minerais umedecidos. ... Esses solos e as rochas lateríticas são utilizados como um indicativo climático de períodos geológicos anteriores.

Onde ocorre a Laterização no Brasil?

Atualmente, o processo de laterização também é bastante intenso na região do Cerrado brasileiro. ... A formação de solos lateríticos é mais comum em regiões de clima úmido ou subúmido em áreas tropicais ou subtropicais.

Como é formada a laterita?

O processo de alteração intempérica que leva a formação de laterita ou laterito denomina-se lateritização ou laterização. A alta concentração residual acompanhada do ressecamento desses hidróxidos de Fe e Al pouco solúveis leva a formação de uma crosta ou carapaça laterítica muito resistente aos agentes erosivos.

Qual a função do solo na agricultura?

O uso do solo pela agricultura desempenha múltiplas funções: produção de alimentos; emprego rural; conservação da biodiversidade, serviços de ecossistemas e muitas outras funções ambientais.

Quais as consequências da laterização?

Entre as consequências da laterização, cita-se a dificuldade oferecida para a penetração de raízes, além do aumento da improdutividade, ...

Por que as alterações climáticas afetam a agricultura?

Principais conclusões (i) Apesar de virem a afectar os diversos tipos e funções da agricultura em Portugal, as alterações climáticas terão provavelmente efeitos negativos mais significativos sobre as funções ambiental e de emprego rural; A agricultura intensiva]

Qual o processo de transformação dos solos?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

Postagens relacionadas: