Como ocorre a absorção de farmacos?

Índice

Como ocorre a absorção de farmacos?

Como ocorre a absorção de farmacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Como ocorre o processo farmacocinético de absorção e distribuição?

Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. Logo após a droga começar a exercer seus efeitos, ela passa a sofrer a biotransformação (metabolização).

Quais fatores influenciam na absorção do fármaco?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Quais os conceitos da farmacocinética?

A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.

Quais os processos da farmacocinética?

Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

Como ocorre a absorção de fármacos por via oral?

A absorção de fármacos por via oral envolve o transporte através das membranas das células do trato GI. A absorção é influenciada por A mucosa oral possui epitélio fino e rica vascularização, o que favorece a absorção, mas o contato é, em geral, muito breve para a absorção substancial.

Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?

Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.

Qual a velocidade de absorção do fármaco?

Absorção subcutânea e submucosa : Rápida, pois o fármaco só necessita ultrapassar as células endoteliais para chegar à corrente circulatória. O fluxo sanguíneo é o maior determinante da velocidade de absorção. Absorção intraperitoneal : Rápida, por envolver superfície ampla e ricamente vascularizada.

Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?

O alimento pode exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis (p. ex., griseofulvina), reduzi-lo para fármacos degradados no estômago (p. ex., penicilina G) ou ter pouco ou nenhum efeito.

Postagens relacionadas: