Como é feita a hematose nos pulmões?

Índice

Como é feita a hematose nos pulmões?

Como é feita a hematose nos pulmões?

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Quais são os tipos de hematose?

Existem vários tipos de hematose consoante a superfície em que ocorrem as trocas:

  • hematose branquial: ocorre entre o sangue e as brânquias, típico dos animais aquáticos.
  • hematose pulmonar: ocorre entre o sangue e os pulmões, típico dos vertebrados que possuem estes órgãos especializados – os pulmões.

Como ocorre a hematose no sistema respiratório?

A função primordial do sistema respiratório é a hematose: transferência eficaz de oxigênio do alvéolo para o sangue capilar e de dióxido de carbono do sangue para o alvéolo. A imagem abaixo ilustra como ocorre a troca de gases entre o sangue e os alvéolos. Observe:

Qual a importância da hematose?

Qual a importância da hematose? 1 Garante a oxigenação dos tecidos; 2 Permite a realização da respiração celular; 3 Produz o íons bicarbonato que controlam a acidez do sangue More ...

Como ocorre a hematose dos capilares?

Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos. Assim, a hematose ocorre devido à difusão do gás oxigênio do ar dos alvéolos para o sangue dos capilares.

Como ocorrem as trocas gasosas nos pulmões?

As trocas gasosas não ocorrem apenas nos pulmões. A pele e as brânquias, por exemplo, são locais onde pode haver a troca de gases com o sangue. Existem outros tipos de trocas gasosas além da hematose pulmonar.

Postagens relacionadas: