Como ocorre a ativação do receptor celular pela insulina?
Índice
- Como ocorre a ativação do receptor celular pela insulina?
- Como se dá a captação de glicose durante o exercício?
- Como a insulina age nas Atpases?
- Como a glicose é transportada para dentro do músculo durante o exercício físico?
- Qual o papel da insulina no metabolismo da glicose?
- Qual é o receptor de insulina?
- Como ocorre a secreção rápida de insulina?
- Quando a glicose fica acima do normal?

Como ocorre a ativação do receptor celular pela insulina?
Após a ligação da insulina o receptor sofre autofosforilação em múltiplos resíduos de tirosina. Isto resulta na ativação da quinase do receptor e conseqüente fosforilação em tirosina de um a família de substratos do receptor de insulina (IRS).
Como se dá a captação de glicose durante o exercício?
Os Glut-4 são os principais responsáveis pela captação da glicose circulante nos humanos. Atividades físicas praticadas regularmente estimulam a translocação dos Glut-4 e promovem captação de glicose e redução da sua concentração sanguínea.
Como a insulina age nas Atpases?
Na vasculatura periférica, a insulina causa aumento rápido e dose-dependente da produção de óxido nítrico (NO) pelas células endoteliais (36), além de estimular a Na-K-ATPase, causando hiperpolarização de células musculares lisas, redução de cálcio intra-celular e daí relaxamento destas células (37).
Como a glicose é transportada para dentro do músculo durante o exercício físico?
O GLUT4 é o maior transportador de glicose expresso no músculo esquelético, e a sua translocação do meio intracelular até a membrana plasmática e túbulos T constitui-se no principal mecanismo através do qual ambos insulina e exercício efetuam o transporte de glicose no músculo esquelético (HAYASHI et al., 1997; ...
Qual o papel da insulina no metabolismo da glicose?
A secreção de insulina é aumentada pelas elevadas concentrações de glicose sanguínea, hormônios gastrintestinais e estimulação Beta adrenérgica. A secreção de insulina é inibida pelas catecolaminas e somatostatina. O papel da insulina e do glucágon no metabolismo da glicose.
Qual é o receptor de insulina?
O receptor de insulina (IR) é um receptor transmembranar que é ativado pela insulina, IGF-I, IGF-II, e que pertence à classe grande de receptores de tirosina-quinase.
Como ocorre a secreção rápida de insulina?
Imediatamente após uma refeição rica em carboidratos, a glicose absorvida para o sangue causa secreção rápida de insulina. A insulina, por sua vez, faz a pronta captação, armazenamento e utilização da glicose por quase todos os tecidos do organismo, mas em especial pelos músculos, tecido adiposo e fígado.
Quando a glicose fica acima do normal?
Ou seja, quando a concentração de glicose fica acima do normal (por exemplo após as refeições), o pâncreas secreta insulina, o que promove o transporte rápido de glicose do sangue para o interior das células e a torna disponível para as funções celulares.