Como se comunicar com crianças e adolescentes?

Índice

Como se comunicar com crianças e adolescentes?

Como se comunicar com crianças e adolescentes?

Em vez de culpá-lo pelo silêncio, mostre que se sente mal por não conseguir comunicar com ele. É mais eficaz dizer algo como “Gostaria muito de conseguir falar contigo. Entristece-me não saber o que sentes e não poder ajudar-te, caso necessites”, em vez de “Nunca me contas nada, nunca falas comigo”.

O que conversar com filho de 11 anos?

Aproveite os momentos que passam juntos, como à caminho da escola ou na hora das refeições, para conversar com seu filho. Pergunte sobre o seu dia, seus planos e interesses, estreitando o vínculo entre vocês e dando abertura para que ele conte algo que o está incomodando, se for o caso.

Quantos anos Pré-adolescência?

Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.

O que um adolescente de 13 anos pode fazer?

A melhor atividade para o jovem adolescente é aquela que ele gosta de praticar. De acordo com a maturidade psicológica e interesses individuais, muitas vezes outras atividades físicas como natação, artes marciais e esportes podem parecer mais interessantes para elas nesta faixa etária.

Como conversar com uma criança de 12 anos?

A família possui um papel importante no aprendizado e no processo de desenvolvimento da personalidade da criança....Conversar com criança não é um problema

  1. Use histórias. ...
  2. Toda situação é uma oportunidade.
  3. Não mude de conversa. ...
  4. Ensine a respeitar. ...
  5. Como dizer “não” ...
  6. Estar disponível.

Como conversar com filho de 14 anos?

13 dicas de como lidar com seu filho adolescente:

  1. Dê total atenção quando seu filho quiser conversar e reserve o momento para ele. ...
  2. Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral.
  3. Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas.

Como ajudar um adolescente?

Claro, ajudar um adolescente é um processo gradual, que pode terminar com consequências desastrosas quando o fazemos apressadamente ou quando ficamos paralisados pelo nosso próprio medo do que pode acontecer. Em muitos casos, eles tentarão agir como a “chapeuzinho vermelho”, tentarão fazer o que quiserem e como quiserem.

Como ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima?

Como ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima: 1) Demonstre afeição e amor pelo seu filho, em todas as suas atitudes em relação a ele. Todas os gestos de pai para filho, desde a infância, devem sem repletas de amor e afeto. Este fator é essencial.

Qual a obrigação de ajudar um adolescente?

A obrigação deve dar lugar ao conselho, ao diálogo e à troca de pontos de vista onde você o reconhece como um interlocutor válido. Claro, ajudar um adolescente é um processo gradual, que pode terminar com consequências desastrosas quando o fazemos apressadamente ou quando ficamos paralisados pelo nosso próprio medo do que pode acontecer.

Quanto mais aprende o seu filho durante a adolescência?

Quanto mais o seu filho conhecer os desafios que precisa enfrentar durante a adolescência, mais enriquecedora será essa fase. Dessa forma, acumulará mais experiências para enfrentar o futuro e, acima de tudo, terá menos chances de cometer erros que possam lhe trazer sérias consequências.

Postagens relacionadas: