Como se dá a concordância verbal?

Índice

Como se dá a concordância verbal?

Como se dá a concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O que quer dizer concordância verbal?

Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora...

São uma ou é uma?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

O que é concordância nominal e quando ocorre?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".

O que é regras e exemplos de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

Quais são os casos de concordância verbal?

Casos de concordância verbal: 1) Sujeito simples Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Casos especiais: a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.

Como a concordância verbal é estabelecida?

A concordância verbal é estabelecida com a adaptação em número e pessoa entre o verbo e o sujeito da oração. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Concordância verbal: sujeito simples e composto"; Brasil Escola.

Qual a regra de concordância?

Nota: Essa mesma regra de concordância é também aplicada às expressões: é necessário, é preciso, é bom. As palavras mesmo e próprio estabelecem concordância em gênero e número com o substantivo quando atuam como adjetivo: n os própri os escritóri os.

Como identificar o erro de concordância?

Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.

Postagens relacionadas: