Qual é o papel do cálcio na lesão celular?

Índice

Qual é o papel do cálcio na lesão celular?

Qual é o papel do cálcio na lesão celular?

A falha na bomba de Cálcio (falta ATP) faz com que o cálcio comece a se acumular no citoplasma, ativando enzimas tais como as proteases, ATPases, endonucleases e outras, que destroem componentes importantes da célula (proteínas, ATP, ácidos nucléicos,membranas), podendo levar à morte celular.

Onde ocorre a liberação de cálcio na unidade funcional?

cavéolas. -‐Similares ao retículo sarcoplasmático no músculo estriado: captura e liberação de Cálcio.

Quando ocorre a contração muscular?

A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo. Podemos dizer que a contração muscular acontece quando ocorre a interação da actina e a miosina, que são proteínas contráteis dos músculos. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia.

Qual a causa da contratura muscular?

Isto ocorre por deficiência de ATP, incapacidade de propagação do estímulo nervoso por meio da membrana celular ou acúmulo de ácido lático. O tratamento para a contratura muscular deve levar em consideração a causa gatilho que está por trás da contração do músculo.

Qual a energia necessária para a contração muscular?

Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático, quando despolarizado.

Como funciona a excitação-contração do músculo?

A atividade da bomba Na+/Ca2+ também atua neste sistema de superfície da membrana para transporte de Ca2+ (Mickelson, Louis, 1996). O complexo excitação-contração envolve todos os estágios entre o potencial de ação e a ligação de Ca2+ à troponina, levando ao desenvolvimento de tensão: Quadro 1. Seqüência dos eventos excitação-contração do músculo

Postagens relacionadas: