O que causa a degeneração Hidropica?
Índice
- O que causa a degeneração Hidropica?
- Onde ocorre a degeneração Hidropica?
- O que é uma degeneração Hidrópica?
- O que é tumefação Hidropica?
- Quais sinônimos são dados a degeneração Hidrópica?
- Como ocorre a esteatose hepática explique?
- Qual o método de degeneração hidrópica?
- Quais são as degenerações por acúmulo de água?
- Qual a origem das degenerações?
- Como se agrupam as degenerações?
O que causa a degeneração Hidropica?
Degeneração Hidrópica (balonosa): É o acúmulo de água nas células, devido a alterações na bomba de sódio e potássio, retendo sódio na célula, e consequentemente, retendo água. Suas principais causas são hipóxia, hipertermia, intoxicação, infecção de caráter agudo, toxinas, hipopotassemia e distúrbios circulatórios.
Onde ocorre a degeneração Hidropica?
Degeneração hidrópica é o acúmulo de água no meio intracelular, conseqüência de desequilíbrios no controle do gradiente osmótico no nível da membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção, eliminação de água e eletrólitos intracelulares.
O que é uma degeneração Hidrópica?
– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.
O que é tumefação Hidropica?
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
Quais sinônimos são dados a degeneração Hidrópica?
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
Como ocorre a esteatose hepática explique?
Causas: As esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas. Sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda brusca de peso, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica.
Qual o método de degeneração hidrópica?
Deve ser diferenciado de degeneração hidrópica, por métodos histoquímicos recomendados como as colorações Azul do Nilo e Sudan IV (necessitam fixação e processamento específicos), que não degradam a gordura presente nas células.
Quais são as degenerações por acúmulo de água?
Degenerações por acúmulo intracelular de água 1.1. Degeneração Degeneração TurvaTurvaouou AlbuminosaAlbuminosa ouou ParenquimatosaParenquimatosa 2.2.
Qual a origem das degenerações?
Degenerações: Lesão reversível secundária a alteração bioquímicas que resultam em acúmulo de substâncias no interior das células Alteração morfológica: Só aparece quando os transtornos moleculares ou metabólicos são suficientemente importantes para alterar a estrutura das células e tecidos.
Como se agrupam as degenerações?
Tomando-se por base a composição química celular, as degenerações agrupam-se de acordo com a natureza da substância acumulada na célula: I) Acúmulo de água e eletrólitos – Degeneração Hidrópica II) Acúmulo de Proteínas – Degenerações Hialina e Mucoide III) Acúmulo de Lipídeos – Esteatose e Lipidoses