Por que o zinco protege o aço?

Índice

Por que o zinco protege o aço?

Por que o zinco protege o aço?

Quando aço base está exposto, como numa extremidade cortada ou em um arranhão, o aço é catodicamente protegido pela corrosão anódica do revestimento de zinco. Isso ocorre porque o zinco é mais eletronegativo (mais reativo) que o aço na séria galvânica, conforme mostrado abaixo.

Qual o metal que melhor protege o ferro?

Protege-se o ferro utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele, como o magnésio e o zinco. Quando o metal usado é o zinco, chama-se galvanização. O metal usado é denominado “de sacrifício” exatamente porque é ele que será oxidado no lugar do ferro.

Que ambiente o zinco é mais corrosivo?

A resistência à corrosão do zinco puro não é muito satisfatória sob muitas circunstâncias corrosivas, particularmente em uma atmosfera muito úmida [3-4] e a temperaturas superiores a 110°C [5].

O que corrói o zinco?

Fenômenos naturais como erupções vulcânicas, incêndios florestais, tempestades de poeira e gotículas de água do mar contribuem para o movimento continuo do zinco através da natureza.

Como o zinco oxida?

O zinco é um mineral que dissolve em ácidos e álcalis (hidróxido de sódio e água de sal). Além disso, é um elemento ativo e na umidade reage com o oxigênio formando o carbonato de zinco. Ou seja, não reage com o oxigênio no ar seco. O carbonato de zinco ao ser queimado no ar aparenta uma chama azulada.

Como funciona galvanização?

O processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.

Qual é o melhor metal de sacrifício?

Para proteger o metal — ferro ou aço — da corrosão, podemos utilizar um metal que apresente maior tendência a perder elétrons (maior potencial de oxidação). Esse metal se oxida e evita a corrosão do ferro, sendo, por isso, chamado de metal de sacrifício. Um metal normalmente utilizado com essa finalidade é o magnésio.

Qual o melhor metal de sacrifício?

O ferro, utilizado em cascos de navio, em contato com a água do mar, se oxidaria muito facilmente se não houvesse um metal de sacrifício, normalmente o magnésio. Considerando que substituir plaquetas de magnésio é muito mais barato do que substituir a estrutura de ferro, fica clara a vantagem da sua utilização.

Qual o tempo de decomposição do zinco?

O Zinco é reciclável infinitamente sem qualquer perda de suas propriedades químicas e físicas.

Em que o zinco é usado?

A principal aplicação do zinco metálico é a produção de ligas ou a galvanização de estruturas de aço. ... O zinco pode também ser um aditivo para borrachas e tintas. O principal composto do zinco é o óxido (ZnO), utilizado nas indústrias de cerâmica, de borrachas e na fabricação de tintas.

Qual a diferença entre o zinco e o ferro?

No caso de a superfície do zinco ser arranhada e o ferro exposto ao ar e à umidade, não há problema porque o zinco é oxidado preferencialmente, e o ferro permanece na forma de metal. O zinco transforma-se em íons de zinco positivos. Os elétrons que saem dessa transformação passam para o ferro.

Qual a melhor maneira de proteger o ferro?

Outra maneira de proteger o ferro (ou o aço) é a galvanização, processo no qual a superfície do metal é coberta por uma camada de zinco metálico. A peça a ser galvanizada é mergulhada num banho de zinco fundido. Isso é fácil porque o zinco funde a 420C, temperatura relativamente baixa, que se consegue com facilidade no laboratório.

Como proteger o ferro da galvanização?

Uma película de tinta previne a corrosão por impedir o contato do metal com o agente oxidante. 4. Na galvanização, o zinco protege o ferro por ceder elétrons mais facilmente que este último.

Como é usado o zinco na construção?

O Zinco é usado como um ânodo de sacrifício de maneira a que se a superfície for danificada e o aço exposto, ele continua protegido pelo restante Zinco que se corrói, mantendo o Aço intacto. O Zinco começou a ser usado na construção desde o Império Romano.

Postagens relacionadas: