Como ocorre a doença periodontal?

Índice

Como ocorre a doença periodontal?

Como ocorre a doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarA doença periodontal é o processo inflamatório que ocorre na gengiva em resposta a antígenos bacterianos da placa dentária que se acumulam ao longo da margem gengival. A placa é um biofilme constituído por bactérias, proteínas salivares e células epiteliais descamadas (5).

O que é patogênese da doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarA doença periodontal é caracterizada por um distúrbio da microbiota presente no ambiente bucal, ocasionando uma resposta imunológica no individuo, desta forma, afetando os tecidos de proteção e apoio do periodonto, podendo ocasionar a perda dentária, caso não seja tratada (Ebersole et al., 2016).

Qual o nome das espécies mais envolvidas na doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarOs microrganismos periodontopatogênicos mais comuns associados são das seguintes espécies: Fusobacterium nucleatum, Fusobacterium periodonticum, Peptostreptococcus micros, Prevotella intermedia, Prevotella nigrescens, Streptococcus constellatu, Eubacterium nodatum, Campylobacter shoae, Campylobacter gracilis e ...

Como é feito o tratamento de periodontite?

Ouça em voz altaPausarO tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.

Como identificar a doença periodontal?

Sintomas da doença periodontal

  1. Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  2. Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  3. Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  4. Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  5. Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  6. Aftas;
  7. Mau hálito persistente;

Quais os estágios da patogênese da doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarDestruição tecidual no conjuntivo causada pela inflamação; Reabsorção da crista óssea; Proliferação e migração apical do epitélio juncional, formando o epitélio da bolsa periodontal; Extensão da placa bacteriana para apical, dentro da bolsa periodontal formada.

Quais os patógenos mais comuns na doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarAs principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Qual o primeiro indicador a ser visualizado na caso da doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarRadiograficamente, a doença periodontal pode ser reconhecida por uma perda óssea alveolar de moderada a avançada. Caso a perda óssea progrida de uma maneira uniforme em determinada área da dentição, a crista óssea remanescente apresentará um contorno radiográfico denominado: perda óssea horizontal.

Qual é a forma mais leve da doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarDoença periodontal é o termo médico para doença gengival. Pode ser utilizado para se referir ao vasto leque da doença gengival, incluindo gengivite, que é uma forma ligeira da condição, mas é mais frequentemente utilizado para se referir à segunda e mais grave fase da doença gengival, periodontite.

Qual a causa da doença periodontal?

A doença periodontal está entre as dez doenças mais frequentes que afetam os humanos e é a principal causa para a perda de dentes em adultos, pelo que é importante estar ciente da condição e de como esta se pode desenvolver.

Como ocorre a degradação do tecido periodontal?

A degradação do tecido periodontal ocorre de maneira gradual sendo induzida principalmente por enzimas liberadas por células do sistema imunológico durante o processo inflamatório (Ebersole et al., 2013).

Como avaliar a doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Como orientar os pacientes a respeito da doença periodontal?

Orientar os pacientes a respeito da patogênese da doença periodontal, sua etiologia e explicar quais são as consequências que esta doença pode promover aumentam a eficácia das mediadas preventivas para que o paciente possa ter maior consciência a respeito dos benefícios de manter bons hábitos de higiene bucal.

Postagens relacionadas: