Como os humanos são expostos a aflatoxina B1?

Índice

Como os humanos são expostos a aflatoxina B1?

Como os humanos são expostos a aflatoxina B1?

A aflatoxina B1 é a que apresenta maior poder toxigênico, seguida de G1, B2 e G2. De modo análogo, em saúde pública, as aflatoxinas têm sido identificadas como fatores envolvidos na etiologia do câncer hepático no homem, em resposta à ingestão de alimentos contaminados.

O que é e onde ocorre a biotransformação?

Os fármacos (remédios) e toxinas mais lipossolúveis necessitam ser transformados em hidrossolúveis antes da excreção. A biotransformação se processa principalmente no fígado e consiste em carregar eletricamente o fármaco (Polarização) para que, ao passar pelos túbulos renais, não seja reabsorvido.

Qual o objetivo da metabolização ou biotransformação?

No sentido lato da palavra, temos que biotransformação é a transformação na estrutura química do fármaco, com o objetivo de converter um fármaco lipossolúvel em hidrossolúvel para assim ser excretado mais facilmente.

Qual a relação entre xenobióticos e doenças?

Diversos estudos demonstram uma relação importante entre o aumento da exposição a xenobióticos e a incidência de muitas doenças, como infertilidade, endometriose, menopausa precoce, câncer, etc. Por isso, todo cuidado deve ser prestados à origem dos alimentos consumidos.

Quais são os meios de proteção aos xenobióticos?

Nosso organismo apresenta meios específicos de proteção e combate aos xenobióticos: as chamadas substâncias antioxidantes, presentes em frutas, legumes e folhas orgânicas, sementes, óleos vegetais (como canola e azeite), aves e peixes de boa procedência.

Quais são as enzimas responsáveis pela biotransformação de fármacos?

Enzimas responsáveis pela biotransformação de muitos fármacos estão localizadas no retículo endoplasmático liso do fígado (fração microssômica). Tais enzimas também são encontradas em outros órgãos, como rins, pulmões e epitélio gastrointestinal, embora em menor concentração.

Por que são considerados xenobióticos?

São representados pelos agrotóxicos, pesticidas, plásticos, metais pesados, etc. Todo alimento muito processado também é considerado xenobiótico, assim são os carboidratos simples como as farinhas brancas, o açúcar refinado, os enlatados, as frituras em geral, as margarinas etc.

Postagens relacionadas: