Qual a Histogênese do tecido cartilaginoso?
Índice
- Qual a Histogênese do tecido cartilaginoso?
- Como ocorre a Condrogenese?
- Como ocorre o crescimento do tecido cartilaginoso?
- O que são lacunas no tecido cartilaginoso?
- Quais são os constituintes do tecido cartilaginoso?
- Como se forma a cartilagem?
- Quais são os principais componentes do tecido cartilaginoso?
- Onde ficam os condrócitos?
- Qual a histologia do tecido cartilaginoso?
- Como são as células constituintes do tecido cartilaginoso?
- Como ocorre o crescimento da cartilagem?
- Por que as cartilagens são revestidas?
Qual a Histogênese do tecido cartilaginoso?
Histogênese (origem embrionária) A diferenciação das cartilagens dá-se do centro para a periferia, de modo que as células mais centrais já apresentam as características de condrócitos, enquanto as mais periféricas são condroblastos típicos. O mesênquima superficial vai formar o pericôndrio.
Como ocorre a Condrogenese?
Na condrogênese, as células mesenquimatosas ficam aprisionadas na matriz intercelular e desenvolvem os condroblastos e depois os condrócitos, não recebendo nenhum aporte sanguíneo, pois a cartilagem é um tecido avascular e os vasos ficam restritos ao pericôndrio.
Como ocorre o crescimento do tecido cartilaginoso?
No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
O que são lacunas no tecido cartilaginoso?
Na matriz da cartilagem há espaços, denominados lacunas, os quais são ocupados por condrócitos. Fibrilas de colágenos (principalmente tipo II), relativamente delgadas, e substância fundamental formam a matriz extracelular.
Quais são os constituintes do tecido cartilaginoso?
As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
Como se forma a cartilagem?
A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.
Quais são os principais componentes do tecido cartilaginoso?
Constituição do tecido cartilaginoso O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
Onde ficam os condrócitos?
Os condrócitos estão dispersos de modo peculiar entre as fibras colágenas, geralmente em fileiras e em grupos isógenos. Esses condrócitos têm morfologia semelhante aos da cartilagem hialina. Além disso, não há pericôndrio circundante, como no caso da cartilagem hialina e cartilagem elástica.
Qual a histologia do tecido cartilaginoso?
Histologia do tecido cartilaginoso. As células responsáveis pela formação da cartilagem hialina se diferenciam a partir de células mesenquimais. Na região onde a cartilagem será formada, células mesenquimais individuais retraem seus prolongamentos, tornam-se arredondadas e se reúnem em massas densas denominadas centros de condrificação.
Como são as células constituintes do tecido cartilaginoso?
As células constituintes do tecido cartilaginoso são chamas de condrócitos e encontram-se imersos em uma matriz extracelular rica em colágeno e elastina. Nesta matriz há regiões ocupadas por um ou mais condrócitos denominadas lacunas.
Como ocorre o crescimento da cartilagem?
O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.
Por que as cartilagens são revestidas?
As cartilagens, com exceção das articulares e a fibrosa, são revestidas por uma bainha de tecido conjuntivo denominada pericôndrio o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra. É nele que encontramos os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.