Como ocorre a ativação de linfócitos B?
Como ocorre a ativação de linfócitos B?
ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS B Para ativação, é preciso que o BCR ligue-se a um epítopo antigênico, o que desencadeia uma sequência de eventos intracelulares. Além do reconhecimento do antígeno, a ativação dos LB depende também de um segundo sinal ativador.
Por que as células B são ativadas?
As células B ativadas acumulam-se em centros germinativos (por indução de CD40, e ali ocorrem as mudanças de isotipo, mutação somática e memória). OBS: É importante saber que a região (hapteno) da proteína que o linfócito B reconhece, não é a mesma que será apresentada ao linfócito T após ser processada.
Quais são os sinais de ativação das células T?
O reconhecimento do antígeno resulta na geração de sinais bioquímicos que levam aativação das células T.. O processo de ativação das células T está associado a mudanças na expressão de moléculas de superfície, muitas das quais têm papéis importantes na indução e regulação das respostas.
Qual o fator de transcrição para a produção de citocinas?
O reconhecimento de helmintos ou alérgenos pelas APCs induzem a produção de citocinas (principalmente IL-4) nestas células, que polarizam as células T CD4+ naive a diferenciarem-se para o subgrupo Th2. No subgrupo Th2, o fator de transcrição para produção de citocinas é o GATA-3.
Quais são os peptídeos da célula B?
Antígenos proteicos que se ligam em receptores da célula B são endocitados e processados para gerar peptídeos que se ligam a moléculas de MHC de classe II e são apresentados as células T CD4.