Como ocorre a absorção de eletrólitos e vitaminas?
Índice
Como ocorre a absorção de eletrólitos e vitaminas?
Intestino grosso: é onde ocorre a absorção de água e eletrólitos. Esse órgão também é responsável por armazenar temporariamente produtos finais da digestão que servem como meio para síntese bacteriana de algumas vitaminas; Reto e ânus: são responsáveis pelo controle da defecação.
O que é água no intestino?
Ao chegar no início do cólon, as fezes apresentam-se como uma pasta líquida (conteúdo de 90% água). Com os movimentos da parede muscular do intestino (peristalse), esta pasta é compactada, e principalmente, a água é absorvida. São os movimentos peristálticos que empurram as fezes em direção da saída (reto).
Como ocorre a absorção dos nutrientes no intestino delgado?
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, mas doenças como diabetes e hipertireoidismo podem atrapalhar a absorção. Veja mais.
Como absorver o fluido do intestino delgado?
O cólon e o reto absorvem a maior parte do fluido restante vindo do intestino delgado. O cólon absorve eletrólitos e uma pequena quantidade de nutrientes restantes. As fibras remanescentes, amidos resistentes, açúcar e aminoácidos são fermentados pela borda em escova do cólon, resultando em ácidos graxos de cadeia curta e gás.
Como ocorre a passagem dos nutrientes para o intestino grosso?
Com isso, ocorre a passagem das substâncias nutritivas para os capilares sanguíneos – ocorre a absorção dos nutrientes. O que não é absorvido, parte da água e massa alimentar, formada principalmente pelas fibras, passa para o intestino grosso.
Qual a absorção de água do aparelho gastrintestinal?
Cerca de 99% da água introduzida no aparelho gastrintestinal são absorvidos; aproximadamente 100 ml de água escapam nas fezes por dia. A absorção de água é potenciada pela absorção de íons e nutrientes, predominantemente no intestino delgado.