Como ocorre a divisão das células ósseas?
Como ocorre a divisão das células ósseas?
Durante a formação óssea e à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteoplastos, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes químicos da matriz.
Como as células Osseas são nutridas?
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea. A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos por onde passam capilares já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.
Quais são os três tipos de células ósseas?
CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Osteócitos são responsáveis por compor o interior da matriz óssea, preenchendo assim as lacunas das quais partem os canalículos. Cada uma dessas lacunas pode abrigar apenas um osteócito.
Qual a função dessas células na matriz óssea?
Responsável pela produção orgânica na matriz óssea, essas células têm a função de depósito de fosfato de cálcio e assim integram a mineralização da matriz. A localização dessas se dá lado a lado uma da outra na superfície óssea.
Quais são os tipos de células no tecido ósseo?
No tecido ósseo, encontramos três tipos básicos de células: os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos. Veja, a seguir, algumas das principais características dessas células: O tecido ósseo apresenta células especializadas e uma matriz calcificada.
Como é formada a matriz óssea?
Já a parte inorgânica é formada, principalmente, por fosfato e cálcio, que formam cristais que se associam às fibras colágenas, proporcionando resistência e rigidez ao tecido. A matriz óssea que ainda não está calcificada recebe o nome de osteoide. Células do tecido ósseo
Como ocorre o processo de divisão celular?
O processo de divisão celular apresenta diversas funções importantes nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar as células mortas. Esse processo ocorre de forma diferente nas células dos organismos procariontes e nos organismos eucariontes.