Como é dividida a pedagogia progressista?
Índice
- Como é dividida a pedagogia progressista?
- O que define uma pedagogia progressista?
- Qual é o objetivo da pedagogia progressista?
- Qual o papel da escola e do professor no contexto da pedagogia progressista?
- São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
- Quais as tendências pedagógicas?
- Como se caracteriza a corrente progressista?
- Qual a importância da tendência pedagógica para a educação?
- Que contribuições a pedagogia progressista com suas tendências pedagógicas traz para pensarmos a educação?
Como é dividida a pedagogia progressista?
Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos. Teve Paulo Freire como principal representante. Caracteriza-se pela educação informal, pela valorização das experiências do sujeito e do processo de aprendizagem em grupo.
O que define uma pedagogia progressista?
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Qual é o objetivo da pedagogia progressista?
Ou seja, a pedagogia progressista procura formar cidadãos conscientes e participativos na vida da sociedade, que leve o aluno a refletir, a desenvolver o espírito crítico e criativo e a relacionar o aprendizado a seu contexto social.
Qual o papel da escola e do professor no contexto da pedagogia progressista?
A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. ... Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos.
Quais as tendências pedagógicas?
As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.
Como se caracteriza a corrente progressista?
2) Tendências Progressistas - Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
Qual a importância da tendência pedagógica para a educação?
O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno. Já as tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade.
Que contribuições a pedagogia progressista com suas tendências pedagógicas traz para pensarmos a educação?
Os pressupostos da pedagogia progressista caminham no sentido de propiciar que o aluno questione os conceitos transmitidos pelas instituições escolares. ... Consiste em desenvolver atividades de ensino, nas quais, o centro do processo não é o professor, mas o aluno que se torna sujeito de seu aprendizado.