Como ocorre a excreção das substâncias nitrogenadas nos artrópodes?

Índice

Como ocorre a excreção das substâncias nitrogenadas nos artrópodes?

Como ocorre a excreção das substâncias nitrogenadas nos artrópodes?

Nos artrópodes a excreção é feita, na maioria deles, por meio de tubos de Malpighi, que são estruturas pouco mais evoluídas do que as nefrídias de uma minhoca, pois não lançam resíduos metabólicos na superfície corporal externa, mas sim no interior do intestino.

Como é a excreção dos artrópodes?

A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes). O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.

Quais são os meios de excreção do nitrogênio?

Os meios mais importantes para a excreção do excesso de nitrogênio são: formação e excreção de ureia em vertebrados terrestres (ureotélicos); síntese de acido úrico em aves e repteis que vivem no solo (uricotélicos) e eliminação direta em animais aquáticos (amonotélicos). Formação de ureia

Quais são as excreções de nematódeos?

Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete. Filo Mollusca – já os moluscos possuem excreção por metanefrídios.

Quais são os órgãos excretores nos vertebrados?

Dentre elas, podemos citar as glândulas verdes dos crustáceos, as glândulas coxais dos aracnídeos e os túbulos de Malpighi, encontrados tanto em aracnídeos como em insetos. Nos vertebrados, os principais órgãos excretores são os rins. Ao receber o sangue contendo diferentes tipos de substâncias, úteis ou não, os rins efetuam um processo de ...

Como ocorre a desaminação dos aminoácidos no fígado?

A desaminação dos aminoácidos ocorre principalmente no fígado e os íons amônio resultantes podem ser transformados em ureia no fígado na maioria dos vertebrados terrestres. Os íons amônio e o dióxido de carbono (originário basicamente do ciclo de Krebs) interagem com ATP, formando fosfato de carbamoil nas mitocôndrias.

Postagens relacionadas: