Como ocorre a fecundação dos poliquetas?

Índice

Como ocorre a fecundação dos poliquetas?

Como ocorre a fecundação dos poliquetas?

A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas). A fecundação é sempre externa.

Como ocorre a fecundação cruzada dos anelídeos?

O caso mais comum deste processo na natureza ocorre nas minhocas, onde dois indivíduos se unem de modo com que seus poros genitais se coincidam, liberando espermatozoides em ambos. Após a eliminação, na região ao redor do clitelo há a formação de um casulo, a fecundação do óvulo e enfim, a liberação dos ovos.

Como ocorre a digestão do Filo annelida?

Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes.

Quais são os tipos de poliquetas?

Os poliquetas, de acordo com a forma corporal, possuem protonefrídios ou metanefrídios; podendo também existir os dois tipos combinados.

Quais são as famílias de poliquetas?

Muitos poliquetas apresentam parapódios e cerdas bem desenvolvidas, permitindo-lhes rastejar sobre superfícies ou mesmo nadar. Estes são representados pelas famílias Nereididae, Phyllodocidae, Polynoydae, Alciopidae e Tomopteridae.

Qual o hábito de vida de uma poliqueta?

Podem ser de vida livre (rastejadores ou pelágicos) ou sedentários (cavadores, tubícolas ou perfuradores); porém, nem sempre é possível distinguir o hábito de vida. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são iridescentes.

Postagens relacionadas: