Qual é a função dos aditivos dispersantes?

Índice

Qual é a função dos aditivos dispersantes?

Qual é a função dos aditivos dispersantes?

Os aditivos dispersantes são do tipo que acrescentam novas propriedades ao lubrificante, eles são fundamentais para se garantir um bom funcionamento do compartimento e sua disponibilidade, têm a função de manter as superfícies dos componentes mecânicos limpas, mantendo todo tipo de sujidades em suspensão no óleo.

Qual a função dos aditivos nos lubrificantes de alguns exemplos?

Aditivos melhoradores de índice de viscosidade: os óleos lubrificantes podem sofrer alteração em sua composição, conforme a temperatura em que são expostos. Esse aditivo pode aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico, pela ruptura e inchamento das moléculas de hidrocarboneto presentes na composição.

São objetivos da presença de aditivos nos lubrificantes?

A presença de aditivos nos lubrificantes tem os seguintes objetivos: ... Aumentar a atividade dispersante e detergente dos lubrificantes; Aumentar a adesividade; Aumentar o índice de viscosidade.

Quais as funções dos aditivos detergentes e dispersantes nos óleos lubrificantes?

Detergentes ou dispersantes Como é possível imaginar, o produto tem como sua principal função a limpeza dos resíduos de carbono, formados durante a combustão. Portanto, eles apresentam a propriedade de dispersar o carbono, além de fazer a limpeza dos resíduos que se encontram na parede do motor.

Qual a função do aditivo EP?

Agentes de Extrema Pressão (EP): Esse aditivo é muito utilizado em lubrificantes de transmissão. Ele impede que a película formada pelo óleo se desgaste sob pressão excessiva, expondo as peças metálicas a um contato direto.

Quais os aditivos de lubrificantes?

Quais são os aditivos para óleos lubrificantes mais utilizados?

  • Detergentes. ...
  • Anticorrosivos. ...
  • Antioxidantes. ...
  • Antiferrugem. ...
  • Antiespumantes. ...
  • Extrema Pressão. ...
  • Melhoradores de viscosidade. ...
  • Abaixadores do ponto de fluidez.

Quais são os aditivos para óleos lubrificantes?

Quais são os aditivos para óleos lubrificantes mais utilizados?

  • Detergentes. ...
  • Anticorrosivos. ...
  • Antioxidantes. ...
  • Antiferrugem. ...
  • Antiespumantes. ...
  • Extrema Pressão. ...
  • Melhoradores de viscosidade. ...
  • Abaixadores do ponto de fluidez.

Quais os principais aditivos para lubrificantes?

Os principais aditivos químicos para lubrificantes estão organizados em seis categorias, sendo eles: os compostos detergentes (ou dispersantes), os antioxidantes, os anticorrosivos, os antiespumantes, os de extrema pressão e os responsáveis por aumentar o índice de viscosidade.

São aditivos protetores dos lubrificantes?

Os aditivos anticorrosivos neutralizam materiais ácidos de contaminantes ou do próprio óleo lubrificante que poderiam causar a corrosão de superfícies metálicas dos equipamentos, como mancais. Eles ajudam na proteção e aumentam a vida útil do maquinário.

Para que servem os aditivos de óleos?

"Os aditivos melhoram os parâmetros dos lubrificantes e trazem uma função anticorrosiva porque normalmente lubrificantes têm contato com bases metálicas", afirma Everton Lopes, engenheiro e mentor de Tecnologia e Inovação em Energia a Combustão da SAE Brasil.

Qual a parte ativa do detergente?

A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3 + ), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar. Como a intenção desse produto sintético é limpar, vejamos como é possível.

Quais são os aditivos detergentes para motores?

Os aditivos detergentes fazem parte de uma das categorias principais dos aditivos utilizados em lubrificantes para motores e máquinas. Assim, esse tipo de aditivo são óleos destinados à lubrificação de motores somente, servindo para “limpar” os resíduos de carbono que podem existir durante a combustão.

Quais são os detergentes?

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3 + ), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar.

Como funciona o detergente de frituras?

Você já percebeu como o detergente é eficiente para limpar recipientes de frituras, mas o mais curioso é que o segredo para essa ação está nas moléculas de água, sabão e gorduras. Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos.

Postagens relacionadas: