Quais as principais causas de esplenomegalia?

Índice

Quais as principais causas de esplenomegalia?

Quais as principais causas de esplenomegalia?

Causas

  • Mononucleose.
  • Infecções virais.
  • Infecções por parasitas.
  • Doenças envolvendo o fígado, como atresia biliar.
  • Cirrose alcoólica.
  • Policitemia.
  • Doença da arranhadura do gato.
  • Talassemia.

Quais os sintomas de esplenomegalia?

Raramente a esplenomegalia causa sintomas. Quando presentes, podem ocorrer soluços, incapacidade de comer uma refeição abundante, aumento do volume abdominal, dor abdominal do lado esquerdo (região onde o baço está localizado) e febre.

O que é hepatomegalia e esplenomegalia?

O fígado inchado, também conhecido por hepatomegalia, é caracterizado pelo aumento do tamanho do fígado, de forma que pode ser palpado abaixo da costela no lado direito. Esse aumento pode acontecer devido a diversas situações, como cirrose, gordura no fígado e insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo.

Qual a principal causa da esplenectomia em doenças hematológicas?

Quais são as causas da esplenectomia? Diversas podem ser a indicação para uma esplenectomia. As mais comuns ocorrem em casos de esplenomegalia (aumento do baço) com hiperesplenismo, uma espécie de hiperfunção não programada do órgão que acaba por levar à anemia e queda no numero de plaquetas.

Porque malária causa esplenomegalia?

A Esplenomegalia Malárica Hiperreactiva (EMH), entidade clínica anteriormente conhecida como Síndroma de Esplenomegalia Tropical1, parece representar uma disfunção imunológica como consequência de episódios de malária recorrentes.

Quais doenças podem causar esplenomegalia?

Se a esplenomegalia é maciça (baço palpável 8 cm abaixo da margem costal), a causa costuma ser leucemia linfocítica crônica, linfoma não Hodgkin, leucemia mieloide crônica, policitemia vera, mielofibrose primária, doença de Gaucher ou leucemia de células pilosas.

O que pode causar aumento do fígado?

Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

Postagens relacionadas: